Olhar Direto

Quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Notícias / Política MT

Prefeito de Barra e deputado federal recebiam propina, afirma contador

Da Redação - Kelly Martins

19 Nov 2010 - 22:25

O depoimento de um contador à Polícia Federal, obtido com exclusividade pelo Olhar Direto, revela o suposto envolvimento do prefeito de Barra do Garças, Wanderley Farias, e do deputado federal Wellington Fagundes, ambos do PR, no esquema de fraudes em licitações de obras na região do Vale do Araguaia.

O parlamentar e o prefeito estariam recebendo 20% do valor de cada contrato licitado e realizado pela empresa Assecon – Assessoria e Construções LTDA- de propriedade do empresário Luiz Antônio Jacomini, um dos presos pela PF nesta sexta-feira (19), na Operação Atlântida. As informações consta do depoimento do contador, cujo nome está sendo preservado.

“Jacomini conheceu Wellington Fagundes por meio do prefeito. É notória na região a ascendência exercida pelo deputado sobre as prefeituras municipais, inclusive, em Barra”, consta de um trecho do depoimento.

A informação foi repassada pelo contador, que trabalha para uma das empreiteiras da região, e que teve expedido pela Justiça um mandado de prisão coercitivo (presta depoimento e é liberado) contra si. Ele contou ainda que os valores pagos tanto ao prefeito quanto para o deputado só eram feitos através de dinheiro em espécie.

No depoimento, o contador revelou que presta serviço para a Assecon, Conspav Construções Pavimentações e Machado e Carvalho Construções. Diz ainda que o empresário Luiz Antônio Jacomini tem “estreito” laço com o prefeito e presta serviços à Prefeitura desde 1997.No entanto, a empresa não estaria no nome de Jacomini, mas, sim, de outras pessoas.

“É comum que a Assecon ganhe as licitações junto as prefeitura e às terceirize as empresas Conspav e Machado”, revela.

Ele explica que o esquema na região funciona como uma espécie de “chuveirinho”, em que uma determinada empresa ganha o certame e a terceiriza a outras empreiteiras que não fizeram parte do processo licitatório.

A PF, juntamente com a Controladoria Geral da União (CGU), apurou fraudes na execução de contratos em mais de 60 obras de vias urbanas nas cidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Novo São Joaquim e Ribeirãozinho. O inquérito policial aponta irregularidades na construção de creches, escolas, casas populares, obras de engenharia, drenagem e pavimentação asfáltica.

Todos provenientes de convênios firmados entre municípios da região e o Governo Federal, além de verbas parlamentares. A soma do desvio de recursos poderá ser superior a R$ 38 milhões, conforme a CGU. A delegada Luciane Alves, responsável pelo caso, declarou não haver até o momento,nenhuma investigação contra políticos.

Os mandados de prisão temporária foram cumpridos em Cuiabá (6), Barra do Garças (12), Pontal do Araguaia (3), Canarana (3), Novo São Joaquim (2). Os suspeitos poderão responder por peculato, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, fraude em licitação, falsidade ideológica e advocacia administrativa, entre outros crimes.

57 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • joaquim
    04 Jul 2011 às 13:37

    olha gente vcs fala da adiministraçao de barra garças, mais isso ai e em todo lugar campinapolis tambem ta uma vergonha, 25 anos de emacipação politica, entra um ladrao e sai outro, nessa atual adiministraçao de agora ja descobriu fraude tem secretario de finaças preso no presidio de Agua boa, so te falo uma coisa nao tem Lei que pune esses ladrâo, o queijo e dividido parece so pode...

  • TRUVAO
    23 Nov 2010 às 17:17

    GENTE TODOS AQUI SAO SABEDOR, QUE BARRA DO GARÇAS HOJE VIROU UM QUARTEL GENERAL DE REPRESAO A QUEM FAZER OPOSIÇAO AO GOVERNO MUNICIPAL, AQUI TEM GENTE QUE TEM SALARIO MENSAL PRA FICAR NOS BARES E RESTAURANTES NAS PRAÇAS, PRA FICAR OUVINDO QUEM FALA DO SR. GENERAL WANDERLEY FARINHA RSSSSSSSS, SE FOR COMERCIANTE LOGO RECEBE OS FISCAL DA PREFEITURAS, SE É EMPREGADO LOGO O PATRAO MANDA EMBORA... AS RUAS SO FAZ ASFALTO SE NAO TIVER OPOSIÇAO A FARINHA, AQUI NO NOVA BARRA SAO JOSE NOVO HORIZOTE E PALMARES, FOI ASSIM, ESTA PRA QUEM QUISER VER. OS ASFALTOS DO NOVA BARRA 95% DAS RUAS NAO TEM UMA RESIDENCIA, MAIS AS QUADRAS SAO DOS SEUS ALIADOS E CAPANGAS. NEM UMA EMPRESA QUER SE ESTALAR AQUI NO MUNICIPIO PQ SAO COBRADO UMA PARTICIPAÇAO DO FARINHA, TODOS OS MORADORES DE BARRA DO GARÇAS COM INDADE DE 5 ANOS SABEM QUE A RODOVIARIA - EMASA - YAMAR - SLIGRAN - UNIVAR - EMISORAS DE RADIO E TV E OUTRA MAIORES EMPRESA DO MUNICIPIO ESTA NAS MAO DE LARANJAS MAMIS SAO TODOS DO SENHOR WANDERLEY FARINHA.

  • prefeito de Atlântida
    23 Nov 2010 às 14:32

    Aqui não tem lama, nenhuma sujeira, é tudo asfaltado, graças aos WFs, tocha e trintinha. PORQUE SERÁ que nenhum comentário meu foi publicado nesse site??? está havendo tendencionismo pró FAGULHA??? é sabido nos corredores do congresso nacional que o nome do fagulha é trintinha. Tá aí comprovado o porque do tocha defender releição do tocha, pois se o único candidato a federal da região tivesse se elegido, a farra acaba, bem assim foi lancar o advogado teles pra tirar votos do Daltinho. Gente, desde que o Tocha (WF) assumiu a prefeitura por obra do saudoso Wilmar Peres (pois o Wanderley não ganhava nem convenção partidária) Barra do Garças parou no tempo, não recebeu se quer um empreendimento de peso que pudesse gerar emprego e renda para populaçãi, consequentemente atraindos novos investidores, crescendo a cidade e popilação. Sabem porque? simples, pois se vierem novas lideranças, com certeza não coadunaram com desmandos, consequentemente, apoiando outros candidatos, surgindo novos agentes políticos, a exemplo do Moura e do Daltinho, verdadeiros representantes do Vale do Araguaia (Alto Araguaia/Vila Rica). Ao contrário do que alegou o Fagulha, a Polícia Federal NÃO DESCARTA a participação de agentes políticos e, não tenho dúvida que casa dessa trope do asfalto (assalto aos cofres públicos), comandada pelos WFs, vai cair!!!! PACTO PELO ARAGUAIA 2012

  • sergio lopes
    22 Nov 2010 às 23:55

    PORQUE O BANDIDO DO PREFEITO NÃO FOI PRESO? CADEIA NESSE VAGABUNDO, QUE ASSALTOU A BARRA. PORQUE SEUS BENS NÃO ESTÃO INDISPUNIVEIS...QUEREMOS JUSTIÇA

  • Márcia Graciela Luft
    22 Nov 2010 às 19:49

    “De tanto fazer crescer as nulidades, haverá um tempo em que os homens terão vergonha de ser honestos”, com esta máxima Ruy Barbosa parecia profetizar o que assemelha-se a um verdadeiro apocalipse das relações humanas. Felizmente, ele não viveu o suficiente para ver o cumprimento impecável de seu vaticínio. Para nós, que estamos vivos, resta-nos a vergonha de constatar que Barbosa estava certo. É uma pena que seres humanos, ditos como racionais, são capazes de afrontar a sua raça tirando-lhe o que de mais puro existe: a honestidade!!! Que vergonha!!! Que país é este!! Que povo é este!!! É por causa de gente mesquinha como essas que a saúde, a educação e outros direitos garantidos dos cidadãos não são cumpridos, pois os ambiciosos safados querem tudo para si, tiram proveito de privilégios políticos. Num dia estão de bicicleta, no outro estão só na panca, se achando, carrão, casão, todos roliços. E o povo? O povo que se f.....

  • mario de abreu
    22 Nov 2010 às 09:27

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • ferreira
    21 Nov 2010 às 23:31

    hum! sera q e so o prefeito wf de bg eos outros das outras prefeituras . tem q ficar de olho nelis!

  • CIDA
    21 Nov 2010 às 19:08

    ABRE O OLHO GENTE....OS VEREADORES DE BG NÃO GOSTA DOS HOMOSEXUAIS....XÔOOOOO EM 2012 OS OITO PUXA SACOS QUE DERAM PODER SUPREMO AO PREFEITO.-PERÁI ! E ISSO PODE ? KD O TAL PROMOTOR,PORQ UM É IRMÃO DE UMA VERADORA PUXA DO PREFEITO ESSE NEM PRECISA CONTAR.HUMMM

  • silva brasil