O município de Santo Antônio do Leste sofre com o surto de Hepatite A. Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) já detectou 32 pacientes com a doença confirmada por exames laboratoriais.
Em nota, a SES e a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leste informam que estão desenvolvendo todas as ações nas áreas das vigilâncias epidemiológica e sanitária para conter o surto. Conforme consta do comunicado, a preocupação é com a contaminação pela água, uma vez que, o município não dispõe de infraestrutura de saneamento.
A situação é preocupante e o surto pode se espalhar para cidades vizinhas. Em Paranatinga (386 Km de Cuiabá) já foram detectados dois casos em dezembro de 2010, porém a Secretaria acredita não haver motivos para maiores preocupações, pois não considera estado de surto no município.
A Secreatria informa ainda que já tomou todas as providências de suporte em sua Central, com medicamentos que poderão ser necessários, insumos e hipoclorito de sódio conforme a situação requer. As equipes estarão promovendo avaliação diária.
Enquanto o problema não é resolvido os técnicos das vigilâncias da SES fazem as
seguintes recomendações:
Adiamento das atividades escolares por um período mínimo de 30 dias. O mesmo é recomendado para as creches, cujo objetivo é reduzir a transmissão da doença.
Interdição imediata dos poços de abastecimento de água das escolas.
Notificação, investigação e acompanhamento dos casos de hepatites virais.
Manutenção dos serviços de Saúde em atenção para as ocorrências da doença e promoção do diagnóstico oportuno.
Orientação para a utilização de produtos a base de cloro na água, além de fervura e higiene domiciliar.