Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Saída de Júlio confirma esvaziamento do DEM

A confirmação da saída do ex-governador e ex-conselheiro do TCE, Júlio Campos, do DEM ( ex-PFL), que deve acontecer até o final deste mês é mais uma etapa do processo de esvaziamento que o partido está sofrendo no Estado nos últimos cinco anos. O destino de Júlio Campos deverá ser o PTB. O convite para filiação já foi feito a ele por várias lideranças do partido. Mesmo contrariando parte de sua família, Campos pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal. Confirmada a saída de Júlio, seria a primeira grande cisão política em público da família Campos, já que ele estaria em um partido e seu irmão, o senador Jaime Campos, em outro.


  A cada eleição o partido vem perdendo representatividade nas prefeituras e câmaras municipais. Nas eleições de 2008, o DEM sofreu duas derrotas acachapantes. Perdeu disputa para a Prefeitura de Várzea Grande, sua principal base, com a derrota do próprio Júlio Campos. Em Cuiabá, apoiou o radialista Walter Rabelo, que sequer disputou o segundo turno e não conseguiu eleger nenhum vereador. O partido perdeu ainda muitos prefeitos e vereadores que não resistiram ao assédio do PR, partido  do governador Blairo Maggi. O atual presidente da Câmara de Cuiabá, Deucimar Silva, trocou o DEM pelo PP por discordar da forma como o senador Jaime Campos, tido como a principal liderança do partido, conduz a agremiação. O partido deve perder também nos próximos dias o prefeito José Aparecido dos Santos, o Cidinho, ex-presidente da AMM, que deverá ingressar no PSB.

Para as eleições do ano que vem em Mato Grosso, o DEM vive num dilema. Em tese, poderia lançar o senador Jaime Campos, que tem mandato até 2014, como candidato próprio. Mas não é do feitio do senador, desde que iniciou sua carreira política em 1982, entrar em disputas tidas como "indigestas" . Restaria então aos democratas, mais uma vez, irem à reboque da provável candidatura do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, ou do candidato apoiado pelo grupo do governador Blairo Maggi.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet