Olhar Direto

Quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Notícias / Política MT

Laudos da Polícia Federal respaldam prisão da esposa do deputado Riva

Da Redação - Jardel Arruda

24 Mai 2010 - 22:29

Ao contrário do vêm sustentando alguns líderes políticos, a prisão da fazendeira de Juara e empresária Janete Riva, esposa do deputado estadual José Riva, teria sido respaldada em laudos periciais da Polícia Federal (PF) durante inquérito que apurou crimes ambientais no ambito da Secretaria estadual do Meio Ambiente, com participação de servidores daquela pasta e em conluio com supostos grupos empresariais.

Janete foi presa durante a Operação Jurupari, deflagrada na última sexta-feira (21) pela Polícia Federal para reprimir crimes ambientais como a extração de madeira, transporte e comércio ilegal de produtos amazônicos. O pedido de prisão da empresária foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF). 

Ao todo, foram expedidos 91 mandados de busca e apreensão e 91 mandados de prisão preventiva em diversos municípios de Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio Grande Sul e Espírito Santo.

Segundo fontes da PF, pelo menos dois laudos periciais comprovariam que a retirada de 60 mil metros cúbicos de madeira da área pertencente a Janete Riva, o equivalente a 1,5 mil caminhões, teriam sido comercializados com planos de manejo e de exploração de madeira fraudados, colocando em evidência o envolvimento dos servidores da Sema. As autorizações para o transporte também conteriam irregularidades nas concessões.

Além disso, consta de um dos laudos periciais que a aprovação da Licença Ambiental Única (LAU) e a Autorização de Exploração de madeira também conteriam com graves irregularidades. Essas infrações teriam causado um prejuízo de R$ 38,19 milhões ao erário, quantia que deixou de ser recolhida para os cofres públicos.

Os atos perpetrados por Janete Riva, em tese, teriam infringido os artigos 155 (furto), 299 (falsidade ideológica) e 304 (fazer uso de documento falso) do código penal e os artigos 15, 38, 46, 50A, 68 e 69A da lei 9.605, conhecida como a ‘Lei dos Crimes Ambientais’, que dispões sobre sanções administrativas e penais sobre atividades lesivas ao meio ambiente. A avaliação seria da própria PF, corroborada pelo MPF.

Sem esconder sua indignação com a prisão de sua esposa, o deputado Riva sustenta que o pleito do MPF teve sim viés político, assim como a decisão do juiz federal Julier Sebastião da Silva, da Primeira Vara Federal. Ele promete ir ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para denunciar o magistrado.


Mais informações amanhã ou a qualquer momento/Primeira atualização às 23h39/Segunda atualização às 07h01

38 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Antonio
    26 Mai 2010 às 22:17

    O Bob Esponja, tira Deus dessa robalheira. Tenha um pouco de respeito pelo Criador. E usar a biblia para acobertar bandido é vergonhoso. A Justiça foi feita para os proteger os Justos e prender o injusto. E vamos respeitar, essa familia Riva tá enrascada com a Justiça, estão ganhando tempo, mas a cada dia que passa estão aproximando do fim... Como disse Abraham Lincoln: "Você pode enganar uma pessoa por muito tempo algumas por algum tempo mas não consegue enganar todas por todo o tempo".

  • Cuiabano por adoção
    26 Mai 2010 às 19:02

    Esse Bob Esponja,( ESSE DEVE ESTAR NUM CARGO COMISSIONADO DA ASSEMBLEIA OU ALGO PARECIDO ) fez um comentatário da Janete que pera lá, puxou tanto o saco que esticou ate quase rebentar......SE EU TIVESSE GANHO O DINHEIRO QUE ELES TEM, DA FORMA QUE FOI GANHO.... EU TAMBEM FARIA UMA GRACINHA PARA UM MEIA DUZIA DE NESCESSITADOS.... UMA CRECHE.... UM AZILO......E TODO MUNDO ME ELOGIARIA....so que feliz é o homem que ajuda com recursos proprios, dedica tempo, carinho, sem nada em troca....esses merecen respeito...POR ISSO APOIO O COMENTARIO DO SR. GUNTHER, e precisamos de pessoas honestas.. Pedro Taques neles......

  • fofoca
    26 Mai 2010 às 17:43

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • toco 5000
    26 Mai 2010 às 17:11

    OOW BOB VAI PRO FUNDO DO MAAAR PUXAR O SACO DO SIRI !! KKKKK

  • GUNTHER REUTER
    26 Mai 2010 às 12:34

    Faça-se justiça. O povo cuiabano merece resposta digna de atos fraudulentos contra os cofres públicos deste Estado, contra o espírito de dignidade e honestidade que prospera ainda em muitos membros da sociedade. Hoje sem utopia deve ser um momento de reflexão e dizermos um basta para toda esta "corja", de pessoas sem comprometimento com o social deste nobre, abrasador caloroso Estado. Em momento de eleição é óbvio que “mentes oportunas” tentem desvirtuar o verdadeiro sentido de uma operação bem sucedida, alencando motivos vagos e sem nexos para desvirtuar o verdadeiro ato ilícito preponderante em questão. Há neste momento o verdadeiro clamor social por justiça. A ONG TRANSPARENCIA INTERNACIONAL menciona que se a corrupção do Brasil caísse 10%, a renda per capta dos brasileiros dobraria. E corrupção não é somente de cunho político, enraizada também com o crime organizado, que inseri a sociedade como alvo e cliente. Mas é desta morbidade que eu, ( mineiro ), mas considero-me um Cuiabano, estou cansado e esperançoso de justiça, tardia mas que em um momento eminentemente será atenuada de forma severa e eficaz, para glória de todos os Cuiabanos e integrantes deste bonito, rico e acolhedor Estado de Mato Grosso. Parabéns Drº Julier, por colocar o seu nome sem medos de retaliação para dar uma resposta digna que aguardamos com tanta espectativa. Espero que estas palavras seja não só minha, mas por todos os pais de família que acordam cedo, beijam suas crianças e adentram ao trabalho árduo, e à noite estudam para entender e propiciar algo de melhor para si e sua família, sempre com dignidade. Pois o nosso maior legado, sem sombra de dúvida é a honestidade e honra, mas isso não é virtude, é obrigação. Gunther Reuter

  • lavadeira de roo
    25 Mai 2010 às 16:49

    VCs ficam acusando sem fundamento. o homem nunca foi condenado (ta certo que ele comprou o judicario)e apesar de ele ter só 135 processos é um bom sujeito vamos lança-lo pra governador que com mais 10 anos no poder vai ta todo mundo trabalhando pra ele e ai será o fim da pobreza nesse estado. "O MATO GROSSO MERECE"

  • jucabala
    25 Mai 2010 às 14:34

    Ops! peraí censura!!! aí também é pra acabar, eu só disse que esse BOB ESPONJA é um tremendo puxa-saco do Riva!!! só que em outras palavras!! heheheheh

  • jucabala
    25 Mai 2010 às 14:19

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Bob Esponja
    25 Mai 2010 às 12:08

    É FACIL JULGAR! MAS MAS LEMBRE-SE, ESTA ESCRITO NA BIBLIA, " NAO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAS JULGADO", AS PESSOAS QUE FALAM DAS OUTRAS SÃO FRACAS, ESTÃO SENDO PIOR DE QUEM É ACUSADO. JANETE TEM SERVIÇO PRESTADO QUE MERECE PARABENS, VOTO DE LOUVIR E ATÉ MESMO A GRATIDAO DO POVO. NÃO VAI SER COMENTARIOS PEQUENOS, DE BAIXO NIVEL QUE IRÁ MUDAR SEU OBJETIVO. JANETE VAOLTARÁ MAS FORTE, COM DEUS AO SEU LADO, NADA PODERÁ LHE ABATER.

  • claudio
    25 Mai 2010 às 10:30