Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política BR

PROFISSÃO

Comissão quer exigência do diploma a jornalista

A Câmara Federal instalou hoje uma Comissão Especial destinada a debater a PEC 386-A/2009, que é de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT/RS). A PEC altera dispositivos da Constituição que estabelecem a obrigatoriedade de curso superior para Jornalismo. A exigência de diploma para jornalista foi derrubada em junho do ano passado pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes.


O deputado Vic Pires Franco (DEM/PA), que é jornalista, foi escolhido presidente da Comissão. "É uma discussão muito importante mas que lamentavelmente pode ter sua tramitação prejudicada devido ao calendário eleitoral e à Copa do Mundo".

De acordo com relator da Comissão Especial, o deputado Hugo Leal (PSC/RJ), a comissão deverá ouvir profissionais e proprietários de empresas para um debate de idéias a respeito da importância do diploma de jornalista.

"Hoje a informação é um dos produtos mais importantes da sociedasde. Por isso, precisamos de profissionais cada vez mais preparados para lidar com ela de forma responsável", afirmou.

O deputado Chico Alencar (Psol/RJ), disse que a Copa do Mundo, as festas juninas e as eleições de outubro devem prejudicar o andamento da votação. Filho e pai de jornalistas, ele valoriza o debate. "Um país avança na medida em que os profissionais podem fazer um curso superior. O ensino universitário aprimora os profissionais de comunicação", destacou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet