Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Acidentes aumentam 66% em Mato Grosso mesmo com Lei Seca

O número de acidentes de trânsito em Mato Grosso aumentou 66%, mesmo com a implantação da lei que proíbe o consumo de álcool por motoristas, a chamada Lei Seca. O número se refere as ocorrências do último ano, quando 20.339 acidentes envolvendo carro e moto foram registrados pela Polícia Militar, sendo maior que em 2007, quando ocorreram 12.238 acidentes.


O levantamento foi apresentado na manhã de hoje, pelo secretário de justiça e segurança pública, Diógenes Curado, e pelo Comandante Geral da PM, coronel Campos Filho. Conforme o relatório, Cuiabá não apresentou queda em número de acidentes de trânsito, desde que a lei entrou em vigor, no dia 20 de junho do ano passado.

No entanto, o secretário Diógenes Curado comemora a intensa fiscalização que vem sendo realizada nas ruas e avenidas de todo o Estado, com o aumento do efetivo da polícia e do número de ocorrências registradas. “Se temos uma maior fiscalização, vamos ter um maior número de ocorrências registradas”, afirmou.

Somente em Cuiabá, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 6.884 ocorrências em 2008, representando o aumento de 33,85% se comparado ao ano anterior. Já em Várzea Grande foram 878 acidentes de trânsito, cujo percentual fechou em 4,32%.

De acordo com o comandante da PM, coronel Campos Filho, houve um aumento de acidentes envolvendo motos e a maioria dos registros aponta para motociclistas. A principal causa dos acidentes, é a imprudência dos condutores.

Crimes

Desde a vigência da Lei Seca, a Polícia Militar prendeu nas fiscalizações 430 pessoas dirigindo embriagadas em todo o Estado. Durante todo o ano, foram 723. O crescimento é de 202,5%, em comparação com 2007, quando foram 239 motoristas presos.

Do número total, em Cuiabá foram presas 137 e em Várzea Grande 29 pessoas presas pela polícia em estado de embriagues.

Para Campos Filho, a principal medida para 2009 é aumentar o efetivo da polícia nas ruas e intensificar ainda mais as fiscalizações tanto na Grande Cuiabá como no interior. Ele informou que as ocorrências acontecem, na maioria das vezes, no horário comercial, e principalmente durante o fim de semana, nas avenidas mais movimentadas da capital como a Fernando Correa da Costa e a Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como avenida do CPA. 

A Lei Seca, prevê punições severas a motoristas que sejam pegos dirigindo com níveis de álcool no sangue e, em casos de envolvimento em acidentes, podem até ser indiciados por homicídio doloso, quando há intenção de matar. 


Confira os principais crimes de trânsito no quadro:



Indicador 2007 2008 Variação
Homicídio culposo 86 108 25,6%
Lesão corporal culposa 923 1.001 8,5%
Dirigir embriagado 239 723 202,5%
Direção perigosa 123 148 20,3%
Omissão de Socorro 30 37 23,3%


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet