Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Educação

Educadores são os mais lembrados em nomes de unidades escolares

Mato Grosso fechou 2008 com 678 Escolas Estaduais. Estas unidades escolares têm como nomes mais comuns aqueles que homenageiam educadores. São 90 nomes de escolas que explicitam “professor” ou “professora” em suas denominações.


São 52 nomes de escolas que começam com a palavra “professora” e 38 com “professor”. No entanto, a quantidade de escolas que homenagearam mestres em sua denominação é maior. Escolas Estaduais como a “Arlinda Pessoa Morbeck”, de Alto Araguaia ou a “Leovegildo de Melo”, de Cuiabá, por exemplo, destacam o trabalho de educadores, embora a profissão não tenha sido explicitada nos nomes das escolas. Dentre os educadores homenageados, os mais comuns são Dom Aquino (seis escolas) e Paulo Freire (cinco escolas). Dom Francisco de Aquino Corrêa, doutor em Teologia, dirigiu por muitos anos o Liceu Salesiano de Cuiabá.

São dois os nomes mais comuns nas unidades escolares estaduais em Mato Grosso. Um deles é referência a uma data: “13 de Maio”, dia da promulgação da Lei Áurea pela princesa Isabel. São sete as escolas que adotaram este nome. Ainda quanto às datas, estas nomeiam 33 escolas no estado. Sete também é o número de escolas que homenageiam o marechal Cândido Mariano Rondon.

Pelo menos 70 escolas têm nomes ligados à religião. Nesse caso, por exemplo, estão as que começam por “Dom”, “Padre”, “São”, “Santa” ou “Missionário”. O mais comum é “São”, com 17 escolas, seguido de “Dom”, com 16.

Nomes diretamente ligados a autoridades (que começam pela identificação do cargo público ocupado) são 40. O que mais ocorre é “Deputado”, com 16 casos. Nesta mesma perspectiva, são 22 escolas com nomes ligados à carreira militar, sendo “Coronel” e “Marechal” com nove escolas em cada caso, a identificação mais comum.

A denominação “Doutor” também é bem comum nas Escolas Estaduais. São 22 escolas que começam desta forma.

Em relação à parcela inicial dos nomes próprios, desconsiderando-se os cargos, a identificação mais comum das escolas é “Maria” e “José”. São 19 escolas para cada um dos casos. Em seguida vem “João”, em 12 escolas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet