Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Lula se encontra com presidentes latino-americanos no Fórum Social Mundial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se encontrar com quatro chefes de Estado da América Latina no Fórum Social Mundial (FSM), que começa na próxima terça-feira (27) em Belém, capital do Pará. A informação foi confirmada hoje (23) pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci.


Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, da Bolívia, Evo Morales, do Equador, Rafael Correa, e do Paraguai, Fernando Lugo, vão estar na cidade para o FSM. Oficialmente, Lula e os colegas de continente participarão de um debate promovido por movimentos sociais no dia 29, mas há possibilidade de encontros para tratar de outros assuntos. No dia 30, o presidente se reúne com o comitê internacional do Fórum.

Apesar de ser um evento organizado pela sociedade civil, grande parte do governo brasileiro vai comparecer ao fórum. Além do presidente, 12 ministros confirmaram participação em atividades da reunião, entre eles a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef e o ministro da Justiça, Tarso Genro.

“O governo tem grande afinidade com o fórum e tem grande interesse pelos temas debatidos no evento”, afirmou Dulci. O governo investiu mais de R$ 77 milhões em Belém, por meio de convênios com o estado, governado pela petista Ana Júlia Carepa.

Dulci reconheceu que a crise econômica deverá ser um dos temas centrais das discussões durante o fórum. Mesmo assim, os principais representantes da área econômica do governo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, não participarão do evento. Dulci não informou se os dois foram convidados.

“Em geral, os ministros convidados são os da área social, mais ligados às questões dos movimentos sociais”, explicou.

A ministra Dilma vai participar de um debate sobre a participação da mulher na política e deve deixar de lado as discussões das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Amazônia, criticadas por movimentos sociais ambientalistas.

Já o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deverá ser o campeão de aparições: tem seis atividades oficiais programadas, de acordo com a Secretaria-Geral da Presidência.

Também irão a Belém para o FSM os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, da Educação, Fernando Haddad, do Esporte, Orlando Silva, do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos e o próprio Luiz Dulci.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet