Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Parceria une meio ambiente e turismo no RS

Reconhecendo a necessidade de desenvolvimento de Políticas Públicas voltadas à proteção e desenvolvimento das unidades de conservação e divulgação das potencialidades turísticas de espaços nobres de lazer e pesquisas, nesta quarta-feira (21) o secretário de estado do turismo, esporte e lazer, Heitor Gularte, e o secretário do meio ambiente em exercício, Francisco Luiz da Rocha Simões Pires, firmaram acordo com importância histórica entre as duas pastas.


O objetivo é o de unir esforços, desenvolvendo projetos para um melhor aproveitamento do potencial turístico e científico das unidades de conservação do Estado do Rio Grande do Sul, sob a administração da SEMA.

Atualmente, nenhuma das 23 unidades de conservação possui projetos de incentivo turístico e científico. O secretário Gularte destaca que "com esta integração locais como o Parque Estadual do Turvo, de Itapeva, de Itapuã, de Tainhas, do Espinilho, o Delta do Jacuí, o Espigão Alto, poderão ser beneficiados com projetos para uma melhor utilização destes espaços públicos, oportunizando inclusão social pela educação ambiental, bem como um melhor aproveitamento turístico e das potencialidades técnicas dos quadros funcionais, além da possibilidade de eventual captação de recursos visando a dar suficiência para seus projetos".

Para o secretário em exercício do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, o acordo possibilitará a pesquisa científica e a elaboração de projetos turísticos sem atingir as reservas biológicas, visando manter os parques vivos o ano inteiro.

Para o biólogo Álvaro Machado, técnico da SETUR, este protocolo representa um grande avanço na relação do turismo com as áreas protegidas no Estado. "Pela primeira vez a SETUR e a SEMA firmam um termo de cooperação visando o aproveitamento das áreas naturais protegidas, possibilitando o desenvolvimento de ações de visitação pública, de interpretação ambiental e de atividades de cunho turístico-científico junto aos parques estaduais", acrescenta.

O chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria do Meio Ambiente, Renato Walter, aponta a parceria inédita como um avanço na pesquisa científica, após a elaboração de estudos e cronograma de trabalho que serão efetuados pelos técnicos das duas pastas.

De acordo com o protocolo, a SETUR/RS compete a elaboração de projetos turísticos contextualizados a Educação Ambiental para desenvolvimento no Estado do Rio Grande do Sul; a elaboração de relação de prioridades de ações e investimentos para o desenvolvimento de suas políticas públicas de turismo para as unidades de conservação do ESTADO; a elaboração de projetos para o aproveitamento turístico e científico das unidades de conservação administradas pela SEMA.

Compete a SEMA a elaboração de projetos de Educação Ambiental que proporcionem a formação de multiplicadores de boas práticas ambientais; a elaboração de projetos de qualificação do corpo técnico da SETUR para o desenvolvimento das diretrizes, objetivos e conteúdos da Educação Ambiental não-formal: apresentar projetos de inclusão das pessoas residentes no entorno de unidades de conservação do Estado.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet