Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias

Toyota estuda corte de empregos

Um alerta de corte de funcionários, sem precedentes na Toyota, a maior fabricante automotiva do mundo, e rumores de um possível prejuízo no primeiro trimestre por parte da Volkswagen fizeram com que aumentassem as pressões sobre as montadoras nesta sexta-feira (23).


As notícias ruins vieram após a suspensão do pagamento de dividendos nesta quinta-feira pela italiana Fiat, a primeira montadora europeia a divulgar resultados de 2008, à medida que rumava para o que chamou de um de seus piores anos.

Em um momento em que o setor automotivo é atingido pela recessão econômica, que leva à queda de demanda e ao corte de produção, analistas do UBS disseram que esperam que as francesas Peugeot Citroën e Renault também suspendam dividendos.

Fabricantes de veículos comerciais europeias anunciaram nesta sexta-feira uma queda de 24,4% no mercado em dezembro na comparação anual.

A Toyota está considerando demitir empregados de período integral na Grã-Bretanha e na América do Norte, disse à Reuters uma fonte na companhia familiarizada com o assunto.

Apesar dos esforços para limitar os danos decorrentes da crise com corte de produção em suas fábricas, a Toyota ainda enfrenta seu primeiro prejuízo operacional da história da empresa, para o ano que termina em março.

Na Europa, apesar de ser esperado que os resultados de 2008 da Volkswagen sejam melhores que do ano anterior, o vice-presidente financeiro não descartou a possibilidade de a empresa ter prejuízo no primeiro trimestre de 2009.

Hans Dieter Poetsch disse que o mercado global de automóveis poderá encolher 15% este ano, ecoando um alerta recente dado pelo presidente-executivo, Martin Winterkorn, de "tempos críticos por vir".

Ajuda do Estado
O governo dos Estados Unidos prometeu bilhões de dólares para dar apoio ao setor automotivo do país e governos europeus estão se empenhando em planos de ajuda às montadoras atingidas pela crise.

Mas outras empresa têm uma visão diferente sobre a ajuda do Estado.

Apesar de seus problemas, a fabricante de carros de luxo britânica Jaguar Land Rover informou que não quer resgate do governo.

Falado à Sky News, David Smith, presidente-executivo da Jaguar Land Rover, uma unidade da indiana Tata Motors, disse que queria que o crédito começasse a fluir novamente, seja por meio de empréstimos diretos ou com respaldo do Estado.

E um senador democrata norte-americano pediu ao presidente Barack Obama que exija que a Chrysler devolva os bilhões de dólares em empréstimos que recebeu do governo, se a Fiat obtiver uma participação controladora da companhia.

A Fiat anunciou uma parceria com a Chrysler na terça-feira em uma ação que deve pressionar outras montadoras a buscar mais alianças para cortar custos diante da queda de vendas, em meio à pior crise a atingir a indústria em décadas.

Uma pequena esperança veio da China, onde a FAW Car, uma unidade da maior montadora da China, registrou um aumento de lucro líquido entre 90 % e 120% para 2009.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet