Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Nanocarregador que transporta remédios é desenvolvido pela USP

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) desenvolveram sistemas nanométricos capazes de levar medicamentos até o local do organismo no qual devem agir. As informações são da Agência FAPESP.


"Trata-se de uma nanocarreador capaz de levar drogas hidrofílicas (solúveis em água)", explicou à Agência FAPESP o professor Antonio Cláudio Tedesco, do departamento de Química da USP. Os nanocarregadores anteriormente desenvolvidos só obtinham sucesso no transporte de substâncias hidrofóbicas (não solúveis em água), o que limitava o campo de aplicação, disse Tedesco.

O trabalho foi apresentado na 2nd Conference Innovation in Drug Delivery, na França. O produto poderá ser empregado em diferentes partes do organismo, como pele e mucosas.

Os nanocarregadores podem levar quantidades menores do princípio ativo, o que o diferencia de medicamentos convencionais, que precisam ser administrados em maiores doses para que uma parte chegue ao local desejado. Eles geram economia de remédios e reduzem os efeitos colaterais causados pelas drogas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet