Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Ajuda do Brasil segue para Gaza nesta segunda

Cerca de 14 toneladas de alimentos e remédios enviadas pelo Brasil devem ser transportadas de caminhão nesta segunda-feira para Faixa de Gaza, segundo informações da embaixada brasileira em Amã, na Jordânia.


O avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na manhã deste domingo com os suprimentos em Amã.

"Toda a carga já foi descarregada na área militar do aeroporto de Marka e agora aguardaremos a autorização para o transporte", disse o ministro-conselheiro da embaixada brasileira em Amã, Vitor Hugo, à BBC Brasil.

Segundo Hugo, o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, que chega nesta segunda-feira à capital jordaniana, vai realizar a entrega oficial às autoridades locais para que a carga siga para a Faixa de Gaza no mesmo dia.

De acordo com nota oficial do Ministério de Relações Exteriores, o Brasil enviou os suprimentos atendendo a um pedido feito pela delegação diplomática da Autoridade Nacional Palestina em Brasília.

A caixas com suprimentos foram carregadas em caminhões com cartazes em árabe e inglês identificando a carga como doação do governo brasileiro e vão ser levadas a Gaza com o apoio da Organização Jordaniana Hachemita de Caridade.

Missão humanitária
A ajuda é composta por seis toneladas de medicamentos, como antibióticos, anti-hipertensivos, anestésicos, antidiabéticos e analgésicos, sais de re-hidratação, seringas, ataduras e material de primeiros-socorros.

Há, também, oito toneladas de alimentos de alto valor calórico e protéico, em 350 caixas de produtos prontos para consumo, que incluem sardinha em lata, fiambre bovino em lata, leite em pó, biscoitos, macarrão instantâneo, farinha de milho em flocos e açúcar cristal.

Segundo o tenente-aviador da Força Aérea Brasileira, Luís Cláudio, o vôo durou cerca de 26 horas, com escalas em Cabo Verde, Espanha e Itália. O avião pousou na área militar do aeroporto de Marka, em Amã, às 13h20 (horário de Brasília) deste domingo.

"Foi uma longa viagem, mas é uma missão humanitária e necessária para beneficiar pessoas em uma situação difícil", declarou o militar brasileiro à BBC Brasil.

Pausa nos ataques
As doações deverão ser entregues durante a pausa diária de três horas nos ataques, promovida por Israel para que alimentos e remédios sejam entregues pelas agências humanitárias à população civil em Gaza.

A ONU a outras agências de ajuda aos palestinos declararam que a situação humanitária no território estava cada vez mais grave.

Na semana passada, o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, havia reiterado a posição do Brasil por um imediato cessar-fogo em Gaza.

Segundo Amorim, a população civil palestina em Gaza estava sofrendo as maiores consequências dos confrontos entre Israel e o grupo palestino Hamas.

Amorim está no Oriente Médio para realizar um giro por Síria, Jordânia, Territórios Palestinos e Israel, com o objetivo de contribuir com uma solução diplomática para o conflito.

Em Damasco, Amorim deve se encontrar com o presidente sírio, Bashar al-Assad, e com o ministro de Relações Exteriores do país, Walid al-Muallen.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet