Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Cuidados com a segurança do veículo podem evitar roubos e furtos

Cuidados básicos na hora de deixar o carro na rua podem dificultar ou até mesmo evitar que o veículo seja furtado. Para impedir roubos ou furtos de automóveis e continuar baixando as estatísticas, a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA), de Cuiabá, recomenda alguns cuidados na hora de circulam pelas vias públicas da cidade.


São procedimentos simples que podem evitar prejuízos e assegurar a integridade física do motorista, como ao estacionar o carro, o condutor deve voltar à roda dianteira para a calçada e travar a direção. Segundo a polícia, isso ajuda a dificulta a ação dos bandidos que se aproveitam da desatenção do motorista para levar o carro. Também é recomendado não deixar o veículo dormir na rua ou ficar muito tempo em local deserto e mal iluminado. O condutor ao estacionar deve se certificar que o automóvel está devidamente trancado e acionar o sistema de alarme.

“Os furtos são crimes mais difíceis de serem combatidos porque acontecem quando a vítima não está perto e geralmente não têm testemunhas”, explica o delegado Roberto Amorim, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERRFVA). Por isso a rapidez da comunicação é fator decisivo na localização do carro.

Ao se aproximar do veículo olhe nas proximidades, verifique se tem pessoas suspeitas e antes de entrar no carro observe dentro do automóvel, alguém pode estar escondido atrás do banco; evite namorar dentro do carro em locais escuros e desertos; instale dispositivos antifurto no veículo; não exiba seu currículo no carro, colocando adesivos de faculdades, academias, dentre outros; não deixe bolsa ou notebook no banco traseiro do veículo e sempre acione a polícia.

Ao parar no semáforo fique atento ao retrovisor do carro, deixe o veículo engatado na primeira marcha e mantenha distância segura do carro da frente, pois a qualquer movimentação estranha poderá arrancar e sair com uma só manobra, sem dificuldades. Isso pode evitar não só acidentes como também assaltos.

Roberto Amorim explica, que as vítimas de assaltos com carros em movimentos relatam que os bandidos usavam motocicletas para praticar o delito. “Eles seguem a vítima e aproveitam que o sinal está fechado e roubam”, disse.

Tem ainda as famosas ‘batidinhas’, provocadas intencionalmente pelos bandidos, objetivando desconcentrar o condutor, fazendo com que ele pare o carro e vá tirar satisfação com o provável ladrão. “É aí que acontece o assalto, o seqüestro relâmpago ou roubo do veículo”, destaca o delegado.

Em um assalto, mantenha a calma, numa situação dessas, tenha sempre as mãos sobre o volante e tente se comunicar com o bandido dizendo claramente o que vai fazer. Se for tirar o cinto ou pegar a carteira, pergunte se pode e indique onde está. Ao dirigir à noite, evite parar em semáforos vermelhos. Se a rua estiver deserta, calcule, aproximadamente, o tempo para chegar ao fim da rua. E por último estacione sempre o veículo em ruas iluminadas, onde tem vigia ou movimento de pessoas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet