Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Avanço da renda per capta em Cuiabá é fruto de ações do município

A cidade de Cuiabá atingiu nível de excelência entre as capitais brasileiras no quesito renda per capita. Segundo estudo divulgado pelo IBGE, a capital mato-grossense apresentou excepcional crescimento no seu Produto Interno Bruto – PIB. Vários fatores sociais e econômicos contribuíram para conduzir Cuiabá à posição de destaque entre as capitais brasileiras. O último levantamento do IPEA/PNUD, sobre o Índice de Desenvolvimento Econômico (IDH) dos municípios brasileiros já indicava que o IDH de Cuiabá também é superior à média nacional. O IDH é o indicador universalmente utilizado para medir a qualidade de vida da população de determinada região.


O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, festejou os indicadores divulgados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo os quais a renda per capta dos cuiabanos aumentou 70,8%.O prefeito destacou que essa variação positiva é resultado de um conjunto de fatores, desde os efeitos de programas sociais e de desconcentração de renda do governo federal, da implantação de projetos de construção de moradias, da força de trabalho do povo cuiabano e da coragem e investimentos de seus empresários.

Wilson Santos sublinhou, também, que a estabilidade econômica local é produto da regularidade de pagamento de funcionários públicos municipais (que tem recebido salários e bonificações rigorosamente em dia há quatro anos), de projetos sociais municipais que dão suporte familiar e cobertura à infância além do equilíbrio fiscal.

Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto (renda per capta) da população passou de R$ 7,75 mil em 2002 para R$ 13,24 mil em 2006. A renda per capta ou rendimento per capta é resultado da divisão da produção local pela população existente.Como destacou o prefeito, o crescimento da riqueza é produto dos investimentos do agronegócio e do emprego da agricultura mecanizada.

O prefeito disse que quando esses números são mostrados, há a necessidade de observar que a geração de riqueza é atribuição coletiva, ou ações combinadas entre governos federal, estadual e municipal. "Da nossa parte, estamos certos de que estamos cumprindo nosso dever e ajudando a elevar esses indicadores, criando e executando programas importantes e mantendo a máquina municipal em pleno funcionamento", afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet