Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Quase 10% da corporação militar responde a processos administrativos

Quase 10% da corporação da Polícia Militar em Mato Grosso responde a algum tipo de processo administrativo. Somente no último ano, a Corregedoria Geral da PM abriu 536 procedimentos contra policiais acusados de cometerem crimes como improbidade, abuso de poder e maus tratos, além de registrar 262 denúncias de agressões e até torturas praticadas pelos militares. Atualmente 6.200 militares fazem parte da corporação. 


Apesar do índice ser considerado alto, o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho, disse ao site Olhar Direto que o número é inferior se comparado com o ano de 2007, quando foram abertos 600 processos contra policiais pela Corregedoria. 

Em relatório divulgado nesta sexta-feira (9), pela Assessoria de Estatística e Planejamento do órgão, mais de 107 mil ocorrências foram atendidas pela PM no último ano. Na avaliação do coronel o índice representa apenas 0,04% - menos de meio porcento - no total de ocorrências. 

Ele pondera ainda que atividade policial é extremamente estressante, mas que a justificativa não pode ser usada para respaldo de excessos cometidos. "Quem age fora da premissa da Instituição arca com as conseqüências por seus atos, de acordo com a legislação vigente". 

Somente no ano passado, cerca de 38 policiais civis e militares foram expulsos das corporações acusados de cometerem crimes como tráfico de drogas e até extermínio. 

Heróis 

O levantamento da PM aponta ainda alguns policiais tidos como heróis, diante dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano. Nove PMs morreram durante as atividades e também em acidentes automobilísticos quando se deslocavam para os respectivos locais de trabalho. Além disso, e outros 14 policiais ficaram feridos em atividades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet