Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Trezentos e cinquenta policiais militares farão pente fino no IPVA

O Governo do Estado intensifica ações para reduzir a inadimplência do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Mato Grosso. Por solicitação do secretário de Fazenda, Eder Moraes, junto ao secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, à Secretaria de Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Militar, e o Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran), ficou estabelecido em reunião, nesta quarta-feira (07.01), que 350 policiais militares vão atuar numa blitz conjunta nos principais municípios e estradas mato-grossenses.


A ação terá início no dia 20 de janeiro, com o objetivo principal de verificar a regularização fiscal da documentação dos veículos que circulam em Mato Grosso. Com prazo indeterminado, o governo vai utilizar-se de todas as ferramentas de fiscalização possíveis para recolher os débitos em atraso. “Até o dia 20 estamos alertando aos contribuintes com débitos de IPVA em atraso para que se regularizem espontaneamente e evitem transtornos, apreensão do veículo e multas”, alertou Eder Moraes.

Para o secretário de Fazenda, é inaceitável que alguns cidadãos recolham o IPVA em dia, adequadamente, e outros não estejam preocupados em regularizar os débitos pendentes. “É uma medida de forte impacto e difusão do risco fiscal. Não podemos conviver com isso e não fazer nada, visto que a arrecadação do IPVA é destinada 50% para o Estado e 50% para o município. Portanto, é o cidadão que deixa de receber os recursos”, esclareceu Eder Moraes.

Segundo o secretário Eumar Novacki, o mesmo efetivo de policiais militares que atuará na área fiscal também vai coibir práticas de ilícitos criminais. “O governo vai investir em cones, coletes, entre outros equipamentos, para dar efetividade à ação”, destacou. Toda a ação de logística será coordenada pelo comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Antônio Benedito Campos Filho.

O secretário Eder Moraes agradeceu à Casa Civil e à Polícia Militar pelo apoio à implementação das medidas. “É importante esta parceria, tendo em vista que o trabalho será estendido intensamente junto a frotistas e veículos de passeio, onde será feito em conjunto com o Detran e a inteligência fazendária, para coibir a possibilidade de placas clonadas. Aqueles que estão praticando vão responder criminalmente”, afirmou, ao alertar que a blitz também acontecerá nas rodovias de Mato Grosso para atingir os veículos pesados. A Secretaria de Fazenda também fez o mapeamento completo por município e onde se concentram os maiores devedores de IPVA.

Participaram também da reunião o presidente do Detran, Teodoro Lopes, o tenente-coronel Otomar Pereira, o assessor econômico da Sefaz, Vivaldo Lopes, e servidores da Receita Pública Estadual.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet