Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Obras da ETA Tijucal são mais complexas do que parecem

Com a conclusão das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal, de 500 litros por segundo para 1.000 l/s, Cuiabá terá seu sistema de abastecimento de água regularizado nas regiões Sul e Leste da cidade, possibilitando alcançar a universalização do abastecimento de água. A observação é do diretor técnico da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), engenheiro Édio Ferraz Ribeiro.


De acordo com Ferraz, para que a água tratada chegue até as residências, é necessário muito mais do que a ampliação da estação de tratamento do Tijucal. Segundo ele, as obras incluem também a implantação de adutoras, sub adutoras e a construção de reservatórios de água em áreas estratégicas para o abastecimento dos diversos bairros da capital.

O engenheiro explica que a água tratada na ETA Tijucal é captada no rio Coxipó e, posteriormente, mandada para os reservatórios da cidade, de onde é bombardeada para bairros do entorno do CPA (Altos da Serra, Novo Paraíso I e II, Doutor Fábio, Altos da Glória, Aroeira, Ouro Fino, Canjica, Morada do Ouro, Umuarama, Novo Mato Grosso, Novo Horizonte, Planalto, Altos da Serra, entre outros), Pedra 90, Grande Tijucal e Coxipó da Ponte.

Estão sendo construídos reservatórios para água tratada nos bairros Nova Esperança com capacidade para 2.250m³ de água, no Manduri e outro no Altos da Serra (com capacidade de 5.500m³ de água). A obra do Tijucal contará ainda com a construção de reservatórios nos bairros Belvedere, Carumbé, Jardim Industriário, Pedra 90, Santa Cruz e Tijucal.

Conforme Édio Ferraz, para que a água chegue até os reservatórios é necessária a instalação de adutoras e sub adutoras, que farão a distribuição da água até os bairros. Para tanto, já estão em andamento as instalações de sub adutoras ligando a Nova Esperança ao bairro Pedra 90 e a ETA Tijucal à Nova Esperança.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet