Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Chuva deixa 15 cidades de SC em estado de alerta

Chega 15 o número de municípios na região Sul de Santa Catarina que registram estragos provocados pelas chuvas que atingem o estado, de acordo com boletim divulgado neste sábado (3) pelo Departamento Estadual de Defesa Civil. 


Entre as cidades mais afetadas encontra-se Nova Veneza, onde 160 pessoas estão desalojadas e 36 desabrigadas.

Também foram afetados pelas chuvas os municípios de Jaguaruna, Turvo, Araranguá, Criciúma, Tubarão, Forquilhinha, Urussanga, Sideropólis, Ermo, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Laguna, Lauro Muller e São Martinho.

Devido aos riscos provocados pelo excesso de chuva na pista, a Defesa Civil está orientando os motoristas que enfrentam congestionamentos na BR-101 para que retornem para os seus locais de origem.

Chuva alaga bairro de Monte Castelo, em Criciúma. Exército ajudou a retirar pertences das famílias atingidas. (Foto: Ulisses Job/Agência RBS) 

“O melhor é ficar em casa e esperar a chuva passar antes de transitar, pois a água na pista representa risco para os veículos”, disse o gerente da Defesa Civil, major Emerson Neri Emerim.

Diante da previsão de mais chuva até este domingo, a Defesa Civil não descarta a ocorrência de novos alagamentos e deslizamentos. “Muitos rios já transbordaram no Sul e outros estão no limite”, afirmou Emerim.

Em Laguna, segundo a Defesa Civil, há vários pontos de alagamentos e deslizamentos. Houve rolamento de rocha sobre a BR-101, perto da ponte Cabeçudas. Na divisa entre Capivari de Baixo e Laguna, há uma lâmina de água sobre a pista de cerca de 50 centímetros e extensão de 5 quilômetros. 

Em Criciúma, há vários pontos de alagamento prejudicando o trânsito. No bairro Comerciário, ocorreu a queda de um muro. Já na região dos bairros Vila Zuleima e Laranjinha, um córrego transbordou. Mas, até o momento, não há desalojados ou desabrigados.

Em São Martinho, a rodovia estadual SC-437, que liga a cidade a São Bonifácio, está em meia pista devido a deslizamento de terra. No município, segundo a Defesa Civil, algumas comunidades também estão isoladas

As chuvas já causaram estragos em Santa Catarina no fim do ano passado. Entre novembro e dezembro, 135 pessoas morreram em conseqüência de alagamentos e deslizamentos na região do Vale do Itajaí.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet