Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Disk-Silêncio registra mais de 1900 reclamações de poluição sonora em 2008

O Disk-Silêncio-Serviço de Controle da Poluição Sonora da Prefeitura de Cuiabá, registrou de janeiro a dezembro 1905 reclamações de som alto. Os bares e lanchonetes, com 31% das chamadas, são campeões de denúncias, seguidos pelas residências que somam 29%. Em terceiro lugar estão os veículos, que marcam 416 queixas.


Das denúncias averiguadas, apenas em 101 casos foi necessário notificar o local. Na maioria das vezes, o estabelecimento que causa o ruído atende a solicitação da fiscalização em diminuir o volume do ruído.

O Disk-Silêncio funciona todas as noites e finais de semana em regime de plantão. Pelo telefone: 9982-3210, qualquer pessoa pode denunciar. Baseados na lei 3.819/99, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano atendem reclamações de ruídos que causam incômodo e mal-estar à população.

Com o aparelho decibelímetro, fiscais medem o nível do ruído produzido. A medição segue padrões da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Se os responsáveis pelo som não atenderem o volume permitido, podem ser multados e terem seus estabelecimentos lacrados e interditados.

Todas as denúncias são recebidas, cadastradas e enviadas à fiscalização. É necessário que o reclamante informe corretamente o endereço completo do local que provoca o barulho. Segundo o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Eduardo Figueiredo, o denunciante também deve fornecer nome completo, endereço e telefone. "É importante para que a pessoa possa acompanhar o processo da fiscalização e a identidade ficará em sigilo", garante.

O Disk-Silêncio pode receber reclamações de bares, boates, festas, restaurantes, espetáculos, edifícios, obras em andamento, residências, e de qualquer atividade que produza ruído em excesso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet