Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

Potencial de MT impressiona coreano especialista em projetos de desenvolvimento

“Mato Grosso oferece, realmente, ótimas oportunidades de investimentos. Estou impressionado com os recursos naturais que o Estado possui e a alta capacidade de produção do agronegócio”, exclamou o especialista em projetos para países em desenvolvimento, o coreano Choon Lee, em visita, à sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). Professor doutor da Universidade Estadual de Pittsburg, Kansas, dr. Lee aborda o âmbito empresarial e produtivo nos projetos e, nesta semana, visita várias localidades do Estado para pesquisar a economia local e identificar oportunidades de negócios.


Na Fiemt, o coreano foi recebido por diretores da entidade e presidentes de sindicatos da indústria, além de empresários, técnicos e representantes de entidades do setor produtivo. Durante a reunião, dr. Lee teve acesso a uma explanação sobre a economia local e o perfil industrial de Mato Grosso, além das potencialidades de verticalização de vários setores. “Apenas 15% da produção estadual é industrializada aqui. Os outros 85%, número bastante expressivo, ainda ocorrem em outras localidades. Tal número comprova as grandes oportunidades de expansão que Mato Grosso possui”, avaliou o superintendente da Fiemt, José Carlos Dorte.

Já sobre os investimentos internacionais no Estado - assunto questionado pelo visitante -, o superintendente do Instituto Mato-Grossense de Economia Agrícola (Imea), Seneri Paludo, destacou que a crise mundial ‘assustou’ os investidores. “Fomos procurados, diversas vezes, para o repasse de informações que fornecessem subsídios sobre o Estado para possíveis empreendimentos voltados à agroindústria. Após a crise, essas consultas pararam”. 

Mesmo diante do cenário negativo contextualizado por Paludo, o superintendente da Fiemt, José Carlos Dorte, registrou uma situação favorável ao Estado. Segundo ele, recentemente, uma multinacional realizou pesquisas na área de mineração em Mato Grosso. “Os dados do Departamento Nacional de Produção Mineral apontam que o Estado comercializa R$ 300 milhões/ano neste segmento, fato que já desperta o interesse estrangeiro”.

Na ocasião, dr. Lee enfatizou um modelo de investimento utilizado por empresas coreanas que investem em parcerias internacionais. “Muitas destas estão negociando o know-how em infra-estrutura em troca de recursos naturais, que são escassos na Coréia do Sul. Trata-se de uma relação de ‘ganha-ganha’ entre países, que pode gerar oportunidades de negócios também com Mato Grosso, já que o Estado é um grande produtor agrícola e ‘rico’ em recursos minerais”.

Choon Lee foi convidado para conhecer Mato Grosso em agosto de 2008, pela Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja) e Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), quando produtores, empresários e representantes das instituições visitaram os Estados Unidos para estabelecer contatos e conhecer o cinturão produtivo do país. Nesta semana, além da visita à Fiemt, o coreano participará de outras reuniões agendadas com representantes do governo do Estado e das principais entidades agrícolas e empresariais de Mato Grosso. Mais informações pelo telefone (65) 2123-2666.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet