Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

Investidor aproveita baixa e ações sobem até 30% no ano

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) iniciou o ano com forte valorização. Algumas ações de seu principal índice, o Ibovespa, têm alta acumulada em 2009 de quase 30%. Embora os preços baixos sejam convidativos ao investimento, o mercado não prevê um ano só de ganhos e livre da turbulência que marcou 2008.


O Ibovespa fechou nesta sexta-feira com 10,7% de valorização em relação à abertura do primeiro pregão de 2009. Contudo, aos 41.582 pontos, o indicador ainda está longe do recorde de 73.516 pontos alcançado no ano passado.

Alguns investidores aproveitam a forte desvalorização que abateu a grande maioria dos papéis da bolsa brasileira em 2008 e vão às compras. A maior alta em 2009, Rossi Residencial, com cerca de 30%, também foi a ação que teve maior baixa no ano passado, com 83%.

Companhia Siderúrgica Nacional, a segunda mais valorizada em 2009, com 27%, havia recuado 43% em 2008. Gerdau, que tem valorização de 24% este ano, havia perdido quase 40% no ano passado.

Para o investidor que prefere não apostar no rendimento no curto prazo, há opções de papéis menos instáveis. Segundo o economista José Goes, da corretora Win Home Broker, quem quer apostar em longo prazo, com investimentos para serem resgatados a partir de três anos, a recomendação é a compra de papéis, que segundo ele, refletem a "vocação" do País.

"Quem quer obter ganhos (a longo prazo) tem que investir em setores que têm vantagem comparativa aqui no Brasil", diz ele, citando como exemplo commodities, com destaque para Petrobras e Vale, além de ações do setor bancário.

"Nossa vocação está no solo. Esses são os setores que vão ter maiores ganhos", afirma o economista.

Ele lembra que 2009 ainda será de volatilidade, principalmente no primeiro semestre. Se o sinal de qualquer notícia ruim pode derrubar as cotações, como têm acontecido com mais intensidade desde setembro do ano passado, bons indicadores farão com que os investidores corram às compras.

"Aos primeiros sinais de melhora, o mercado vai tentar antecipar. Se o pessoal começar a achar que as coisas podem melhorar, as ações saem na frente e, depois, a economia melhora", explica.

"Foi mais ou menos o que aconteceu agora. As ações caíram e só depois que a economia real foi sentir aquilo que o mercado já estava precificando", completa.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet