Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Economia

Rússia e União Européia assinam acordo sobre gás; falta Ucrânia

A Rússia e a União Europeia (UE) assinaram um acordo sobre os observadores que irão monitorar o fluxo de gás russo através da Ucrânia. Contudo, o acordo - uma condição imposta pelos russos para retomada do fornecimento de gás para a Europa, que enfrenta um rigoroso inverno - ainda deve ser assinado pela Ucrânia para ter validade. O fluxo de gás para a Europa foi suspenso na quarta-feira.


Representantes russos e europeus aprovaram o texto após negociações entre os primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, e da República Checa, Mirek Topolanek, cujo país ocupa a presidência rotativa da UE e está em visita à Rússia. Putin insiste que um acordo por escrito é necessário para controlar o fluxo de gás para a Europa. Moscou acusa a Ucrânia de roubar o gás russo destinado para a Europa, o que o governo ucraniano nega veementemente.

Os observadores da UE desembarcaram na Ucrânia na sexta-feira para se preparar para monitorar o fluxo de gás e agir como árbitros em uma feroz batalha econômica entre os ex-Estados soviéticos. Contudo, o fluxo de gás permanece suspenso enquanto russos e ucranianos continuam a brigar sobre os detalhes do acordo de monitoração.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet