Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Preservar florestas é solução contra o aquecimento global, dizem cientistas

O desmatamento, a caça e outras atividades humanas ameaçam seriamente as florestas tropicais, que constituem a essência da luta contra o aquecimento global e de preservação da biodiversidade terrestre, insistiram cientistas nesta segunda-feira (12), em Washington.


"Estou muito preocupado com a situação das florestas tropicais devido a seu elevado nível de destruição", afirmou William Laurance, cientista do instituto de pesquisa tropical Smithsonian no Panamá.

Segundo ele, a cada minuto desaparece uma área de selva virgem equivalente a cinquenta campos de futebol --e isto acontece num contexto de mudanças no meio ambiente, aquecimento global e modificação do regime de chuvas nos trópicos.

Laurance é autor de um dos informes apresentados hoje num simpósio em Washington organizado pelo Museu Nacional Smithsonian de História Natural, dedicado a estudar as ameaças a florestas tropicais.

O desmatamento nos trópicos é responsável por cerca de 20% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, estimam os cientistas. Laurance cita, além disso, a caça intensiva e a situação de emergência --por causa do desmatamento-- de novas doenças.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet