Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Alagoas ganha Atlas Eólico para orientar investimentos em energia alternativa

As empresas interessadas em produzir energia por meio dos ventos, em Alagoas, ganharam um novo instrumento para orientar seus investimentos. É o Atlas Eólico de Alagoas, lançado hoje (9) em Maceió. Ele foi o primeiro a ser realizado no país usando prospecções in loco dos ventos.


O atlas foi elaborado por meio de convênio entre a Eletrobrás, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O diretor de Tecnologia da Eletrobrás, Ubirajara Rocha Meira, informou à Agência Brasil que pelo menos outros dois estados nordestinos – Pernambuco e Rio Grande do Norte – já demonstraram interesse em firmar convênios semelhantes para mapeamento dos ventos.

Meira informou que o Atlas Eólico de Alagoas mostra todas as tendências dos parâmetros que envolvem a área de ventos no estado. “Vamos disponibilizar esse mapa para o governo do estado para ele fazer uso necessário na área de energia. Todo e qualquer empreendimento no setor eólico passa por um estudo de ventos na área de prospecção do comportamento meteorológico na região”.

O diretor explicou que o trabalho se difere dos demais já realizados no país porque, no caso de Alagoas, “temos uma prospecção real, in loco”. Ele disse que outros estudos efetuados no Brasil e que subsidiaram as plantas eólicas até então instaladas no país adotaram outra metodologia.

Para realizar esse estudo, informou Meira, foram instaladas torres, cobrindo uma determinada área para fazer uma medição real dos ventos a três alturas pré-estabelecidas, no caso 50 metros, 70 metros e 100 metros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet