Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Secretaria estuda formação de fórum para discutir gestão de resíduos

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Osmário Forte Daltro e o secretário-adjunto, Eduardo Figueiredo Abreu, se reuniram em dezembro com integrantes de cooperativas, Organizações Não Governamentais (ongs) e empresas para discutirem projetos que trabalhem com a destinação de óleo de cozinha usado.


Durante o encontro, o secretário Osmário Daltro sugeriu a formação de um fórum permanente em 2009 que promova propostas para todos os tipos de resíduos. “Para iniciarmos qualquer trabalho, precisamos organizar, normatizar e criar um instrumento que agregue valor a todo o processo de transformação do lixo em novo produto”, explica e complementa “que focando no tripé economia, ecologia e social teremos como dar suporte às idéias”.

Para o adjunto, a iniciativa de formação de um fórum dá a estrutura necessária para o beneficiamento da cadeia produtiva do lixo. “Com um Fórum Municipal de Lixo e Cidadania podemos envolver associações e cooperativas e estabelecer parcerias que promovam uma grande mudança na sociedade”, acredita Figueiredo Abreu.

Para Abreu, os benefícios são muitos, desde redução de resíduos nos aterros a geração de emprego e renda. “O óleo de cozinha é um exemplo de grande potencial de transformação. Hoje é um poluente, mas pode se tornar, com tecnologia, em biodiesel”, garante.

Uma das idéias surgidas na reunião foi sobre a criação de uma certificação para empresas com responsabilidade ambiental. Esse e outros tópicos serão analisados em nova reunião agendada ainda para o mês de janeiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet