Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Obama diz que atuará rápido por paz no Oriente Médio

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, vai buscar a paz no Oriente Médio assim que assumir o cargo, e o conflito em Gaza só ressaltou sua determinação de se envolver logo, disse o futuro mandatário em comentários transmitidos neste domingo.


Durante a campanha presidencial, Obama disse que o presidente George W. Bush e seu antecessor Bill Clinton esperaram demais para trabalhar com afinco para mediar a paz entre israelenses e palestinos.

No programa da rede ABC "This Week with George Stephanopoulos", Obama disse ser importante iniciar logo esse trabalho. "A razão de ser tão importante para os EUA se envolverem imediatamente, sem esperar pelo final do mandato, é que a política necessária para isto exige um terceiro participante em quem todos confiem e que deseje um desfecho justo."

Obama, que assume no lugar de Bush no dia 20 de janeiro, recusou-se a se estender em comentários sobre a violência em Gaza, onde mais de 800 palestinos foram mortos na ofensiva israelense de 16 dias para suprimir o lançamento de foguetes do Hamas contra seus cidadãos. Treze israelenses foram mortos até agora.

Obama disse que as mortes de civis dos dois lados são "de partir o coração". "E obviamente o que isso faz é aumentar a minha determinação de romper um impasse que já dura décadas", disse ele.

Irã
O presidente eleito dos EUA também afirmou que vai adotar uma nova abordagem para o Irã, que enfatizará o respeito pelo povo iraniano e explicitar o que os EUA esperam dos líderes do país.

Obama disse estar preocupado com o apoio da república islâmica ao grupo xiita libanês Hezbollah e com o programa nuclear iraniano, que ele disse poder desencadear uma corrida armamentista no Oriente Médio.

Mudando de tom em relação às políticas do presidente George W. Bush, Obama afirmou que irá buscar um envolvimento muito maior com o Irã. "Vamos ter que adotar uma nova abordagem, e eu ressaltei minha crença de que o envolvimento é o caminho certo para começar", disse ele.

Obama disse que essa abordagem inclui "mandar um sinal de que respeitamos as aspirações do povo iraniano, mas de que também temos certas expectativas em termos de como um ator internacional age".

"Estamos fazendo preparativos para isso. Antecipamos que vamos ter que agir rápido nessa área", disse Obama. Washington acusa Teerã de buscar armas nucleares, mas o Irã insiste que seu programa nuclear tem o objetivo pacífico de geração de energia.

Obama disse estar preparado para oferecer incentivos econômicos para que o Irã interrompa seu programa nuclear, mas também disse que sanções mais duras podem ser impostas se a oferta for recusada.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet