Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Mundo

George W. Bush recusou apoiar Israel em ataque ao Irã, diz NYT

Israel pediu ajuda aos EUA no ano passado para um ataque ao principal complexo nuclear do Irã, segundo reportagem publicada na edição deste domingo do The New York Times. De acordo com o jornal, o pedido foi recusado porque o presidente George W. Bush preferiu autorizar uma nova ação secreta dos EUA destinada a sabotar o programa nuclear iraniano.


O pedido de Israel era para que os EUA fornecessem bombas especializadas na destruição de bunkers, a serem utilizadas numa incursão que envolveria um voo sobre o Iraque até o principal complexo nuclear iraniano, em Natanz, onde se localiza o único programa conhecido de enriquecimento de urânio no país.


A Casa Branca rejeitou os pedidos de Israel mas prometeu melhorar a troca de informações com o serviço secreto israelense sobre os esforços secretos para sabotar o programa nuclear iraniano. Tais esforços, que começaram no início de 2008, envolviam planos para se infiltrar na cadeia de suprimento nuclear do Irã no exterior e minar os sistemas elétricos e outras redes das quais o Irã depende. Segundo o 'Times', o presidente eleito Barack Obama deverá decidir se dará continuidade ao plano. As informações são da Associated Press.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet