Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Confrontos entre xiitas e sunitas deixam 11 mortos no Paquistão

Pelo menos 11 pessoas morreram e 30 ficaram feridas em confrontos registrados no noroeste do Paquistão entre grupos pertencentes a diferentes correntes do islã, informou neste sábado a emissora Geo TV.


Os incidentes, entre xiitas e sunitas, começaram nesta sexta-feira (9), em Hangu, localidade na Província da Fronteira do Noroeste (NWFP), mas muito próxima às áreas tribais limítrofes com o Afeganistão.

De acordo com relatos da Geo TV, as autoridades declararam estado de emergência nos hospitais, fecharam os mercados e convocaram uma assembleia tribal para por fim aos confrontos.

Segundo a emissora, a violência começou após os protestos dos xiitas, que não foram autorizados a realizar uma procissão e foram atacados por integrantes do grupo rival.

Atualmente, os muçulmanos celebram o mês sagrado do Muharram, o primeiro do calendário islâmico e de comemoração especial para a comunidade xiita, que é minoritária no Paquistão em relação à sunita.

Ambas as comunidades convivem em diversos pontos do país, e frequentemente são registrados distúrbios entre grupos ou atentados contra lugares de culto, especialmente no noroeste, onde predomina a etnia pashtun, a mesma dos talibãs, que pertencem ao ramo sunita do islã.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet