Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

Após férias no Havaí, Obama retoma negociações de ambicioso plano econômico

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, retornou para Chicago depois de 12 dias de férias no Havaí, ao lado da família. No domingo (4), ele viaja novamente, desta vez para Washington, onde se reunirá com líderes do Congresso e sua equipe econômica para discutir como aprovar seu ambicioso plano de estímulo econômico, que deve chegar a US$ 850 bilhões.


O avião de Obama pousou na manhã desta sexta-feira em Chicago, onde os termômetros marcavam -1 graus Celsius. horas antes, ele aproveitava o sol do Havaí em uma casa de US$ 9 milhões em frente à praia e a uma temperatura de cerca de 20 graus Celsius.

Hugh Gentry/Reuters

Barack Obama deixa o Havaí, após 12 dias de férias com família. Em Washington, ele retoma negociações para aprovar plano de estímulo
Na segunda-feira, as filhas de Obama, Sasha, 7, Malia, 10, começam as aulas na escola nova e Obama retoma as negociações para aprovar o pacote de estímulo econômico fundamental para seu governo, que começa no próximo dia 20, tirar o país da recessão e da crise financeira.

Segundo um assessor democrata no Congresso, Obama se reunirá com o líder da maioria no Senado, Harry Reid, a porta-voz da Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados), Nancy Pelosi, e líderes da ala conservadora do Partido Republicano --que pedem mais cautela e audiências públicas antes de aprovar o plano, uma medida que atrasaria os planos dos democratas de aprovar o pacote assim que Obama assumir a Casa Branca.

Uma das principais críticas ao plano de Obama é justamente o fato de, até o momento, ele não ter divulgado exatamente quanto e como pretende gastar. Obama diz apenas que, como na época da Grande Depressão, seu plano inclui o 'maior gasto em 50 anos anos' com rodovias e outros projetos de infraestrutura, o consumo mais eficiente de energia em edifícios governamentais e o desenvolvimento de "tecnologias verdes", melhores para o meio ambiente.

O plano do próximo presidente incluiria também redução na carga tributária dos americanos, de acordo com a equipe de Obama. A redução, contudo, não deve abranger 90% das famílias americanas como o democrata prometeu em campanha.

A reunião de segunda-feira será um teste da influência e do poder de negociação política de Obama, que tentará conquistar o apoio dos republicanos para um plano que deve aprofundar ainda mais o déficit orçamentário americano.

Hotel

Obama, sua mulher Michelle e suas duas filhas, vão morar no tradicional hotel de luxo de Washington Hay-Adams enquanto a família não faz a mudança para a Casa Branca, marcada para 15 de janeiro.

A família passou 12 dias em férias discretas na ilha de Oahu, no Havaí. Michelle e as filhas quase não foram vistas e Obama aparecia apenas em fotos nas quais saía da academia ou ia praticar golfe.

A agenda de férias incluiu ainda a visita ao zoológico e a um parque aquático e foi um descanso curto antes de Obama assumir a Presidência dos EUA diante de uma grave crise econômica e duas guerras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet