Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Empresas podem ser punidas se prazos do PAC não forem cumpridos, diz Santos

Decidido em dar celeridade à execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Cuiabá, o prefeito Wilson Santos informou que vai cobrar agilidade das empreiteiras e ainda punir cada uma delas, gradualmente, caso o prazo de entrega não for cumprido.


Conforme o prefeito foi estabelecido uma meta para todas as empreiteiras e a cobrança será realizada, inicialmente, com reuniões periódicas e um termo aditivo de contrato, assinado por cada uma, possibilitando assim, determinar a suspensão do contrato e da obra, e ainda abrir nova licitação para contratação de novas empreiteiras.

O documento aponta as obras realizadas e os prazos estabelecidos. “Se não cumprirem, vamos punir até a nulidade dos contratos”,afirmou Santos.

Questionado sobre o atraso das obras de um dos lotes, o prefeito explicou que foi um problema de ordem técnica e que, ainda não houve liberação da síntese do projeto, para que as empresas possam dar início. 

Ele enfatizou também que muitos lotes estariam com as obras paralisadas por estarem sem autorização do Ministério das Cidades. “O governador vai tentar intervir e conseguir mais alguns milhões para que esses lotes possam ter autorização e serem iniciados”, pontuou. 

Obra


As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Cuiabá prevêem investimentos da ordem de R$ 238 milhões e se encontram com seus cronogramas de obras atrasados. Dos sete lotes de obras, apenas cinco já iniciaram suas atividades e assim mesmo estão atrasados e dois sequer foram iniciados.

No entanto, Wilson alega que cinco lotes já estão em andamento. O Lote 01 se refere ao sistema de abastecimento de água vários bairros da capital. Inclui-se nesse lote a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal, adutoras, subadutoras e, ainda, reservatórios de água. 

O lote 02 e 04 inclui sistema de esgotamento sanitário de Cuiabá. Já o lote 06 inclui a construção de conjunto habitacional, melhorias habitacionais e passarelas metálicas e o 07 compreende obras de drenagem, esgoto, asfalto e resíduos sólidos.

Os dois que ainda não foram iniciados são os lotes 03 e 05, com esgotamento sanitário em diversos bairros.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet