Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Mosquitos podem picar diversas vezes o mesmo indivíduo

Se uma pessoa acorda com diversas picadas de mosquito e encontra um mosquito bem inchado no quarto, por que o animal a picou tantas vezes em período tão curto?


Um mosquito fêmea se alimenta de sangue quando está carregando ovos fertilizados, e procura uma proteína de sangue que permite o desenvolvimento dos ovos. Diversos motivos foram sugeridos para as múltiplas mordidas que muitas pessoas (e animais) podem sofrer de um mesmo mosquito.

A explicação mais simples é que a vítima se debateu no sono, interrompendo a alimentação antes que o mosquito se saciasse. O mosquito tem um nervo sensório que sinaliza ao cérebro que a barriga está cheia, ou o animal continuaria se alimentando até estourar.

Também é possível que alguns tipos de sangue não sejam refinados o suficiente pelo anticoagulante da saliva do mosquito, e por isso o mosquito precisa de mais tentativas para obter uma refeição satisfatória. Outro fator pode ser a busca pelo mosquito de uma veia acessível perto da superfície da pele, mais ou menos como uma enfermeira que procura veias em um paciente para extrair sangue.

Alguns estudos sugerem que tentativas múltiplas de alimentação acontecem mais freqüentemente quando o mosquito está adquirindo ou transmitindo um organismo de doença, como o parasita da malária, devido a um sistema de retroalimentação química entre mosquito e presa.

Houve até sugestões de que alguns mosquitos podem excretar produtos químicos que tornam o hospedeiro menos sensível a uma inflamação depois de uma série de mordidas, para que eles possam obter mais sangue.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet