Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Jogar Wii em excesso aumenta risco de lesão

Em tempos de férias, jogar Wii (o videogame com jogos que simulam esportes) é um bom começo para quem quer sair do sedentarismo e começar a praticar uma atividade física, mas também pode apresentar efeitos colaterais. O uso excessivo e incorreto pode provocar lesões nos ombros, cotovelos, punhos e joelhos, de acordo com médicos.


De acordo com especialistas ouvidos pela Folha, apesar de o jogo ainda ser relativamente novo no Brasil, o risco de lesões leves e moderadas existe porque os jogadores não costumam fazer alongamentos antes e depois do jogo. 

Embora não existam estudos científicos comprovando a relação entre o jogo e as lesões, médicos ingleses disseram no final do ano passado que temem uma "epidemia de Wii", pois cerca de dez jovens por semana procuram os hospitais relatando problemas ortopédicos após o excesso do jogo.

"É bem provável que isso esteja acontecendo no Brasil também, principalmente neste período de férias", alerta o ortopedista Eduardo Carrera, do hospital Albert Einstein e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Segundo Carrera, as lesões mais comuns aparecem nas articulações dos joelhos (por causa da flexão constante), de ombros, cotovelos e punhos (por causa dos socos, raquetadas ou golpes virtuais), depois da atividade exagerada.

"O principal sintoma da lesão é a dor por causa da sobrecarga de exercícios. É essa sobrecarga que vai provocar a inflamação. Nem sempre o jogador percebe o problema durante a prática da atividade porque o calor do corpo provoca uma analgesia. A dor só vai aparecer quando a musculatura estiver relaxada", explica Carrera.

O pediatra Clóvis Artur Almeida da Silva, responsável pelo departamento de reumatologia pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, afirma que a dor surge porque as pessoas não se preocupam com a postura e os movimentos quando estão jogando. "Eles querem jogar. Não importa se a postura está inadequada", disse Silva.
Atividade física pobre
De acordo com a fisiatra Isabel Salles, coordenadora do Centro de Reabilitação do Hospital Sírio-Libanês, jogar Wii pode ser considerado uma atividade física, já que o jogador tem que simular os exercícios. Mas, de acordo com ela, é uma atividade física "pobre" e de menor qualidade. "O Wii é um exercício limitado, incompleto, de movimentos repetidos. É bem diferente da prática real de um esporte."

Para Salles, os riscos de lesões existem porque muitos adolescentes e jovens são sedentários. "Para jogar bem, o usuário precisa movimentar braços, quadris, joelhos repetidamente e em velocidades cada vez maiores e isso exige preparo físico", diz a fisiatra.

Os especialistas disseram que o ideal seria fazer pelo menos dez minutos de alongamento antes do início e jogar, no máximo, duas horas por dia incluindo intervalos a cada 30 minutos de jogo.

De acordo com a assessoria da Lamatel, importadora que representa a Nintendo (fabricante do Wii) no Brasil, o próprio jogo possui alertas de descanso e, em alguns casos, o jogo trava e só volta a funcionar depois de 15 minutos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet