Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Contato com chumbo pode causar problemas cognitivos, afirma pesquisa

As pessoas que trabalham diretamente com chumbo sofrem problemas cognitivos a partir dos 55 anos de idade, concluiu um estudo da Universidade de Pittsburgh (EUA), publicado na revista "Neuropsychology".


A exposição frequente ao chumbo causa "ligeiro déficit" de conhecimento, especialmente na capacidade de localização espacial, na aprendizagem e na memória.

Estes problemas afetam trabalhadores a partir dos 55 anos, inclusive quando seu contato com o chumbo terminou há muito tempo, uma vez que o elemento químico permanece no corpo humano durante décadas.

Os cientistas chegaram a estas conclusões após estudar a evolução, durante mais de 20 anos, de dois grupos de trabalhadores da Pensilvânia (EUA): um que trabalhou exposto ao chumbo em fábricas de baterias, e outro que não estava nessa condição.

Em 1982, essas pessoas se submeteram a um controle de chumbo no sangue e a provas cognitivas que mediam a velocidade psicomotora, as funções espacial e executiva, a inteligência geral, a aprendizagem e a memória.

Os trabalhadores das fábricas de baterias de chumbo tinham uma concentração em sangue de 40 microgramas do metal por decilitro, enquanto nas pessoas não-expostas esta proporção era de 7,2.

A recomendação é a de que os empregados deixem o trabalho a partir de uma concentração de 25 microgramas de chumbo por decilitro de sangue. Os trabalhadores expostos abandonaram as fábricas.

Em 2004, os pesquisadores voltaram a analisar a concentração de chumbo no sangue e a capacidade cognitiva de ambos os grupos. Houve a medição dos níveis do metal nos ossos inferiores da perna --os ossos são o destino final do chumbo que circula pela corrente sanguínea).

O resultado foi o de que os homens com maiores níveis de chumbo acumulado nos ossos obtiveram a pior pontuação cognitiva, especialmente a partir dos 55 anos de idade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet