Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Tetris pode ajudar em tratamento de estresse pós-traumático

Jogar Tetris, eleito como um dos melhores videogames de todos os tempos, imediatamente após eventos traumáticos parece reduzir flashbacks que afetam pessoas que sofrem de estresse pós-traumático, de acordo com um estudo britânico. As descobertas preliminares poderão levar a novos tratamentos para prevenir ou acabar com flashbacks, que são marca da condição (também conhecida como PTSD na sigla em inglês), disseram pesquisadores da Universidade de Oxford.


"Este é somente o primeiro passo ao mostrar que esta pode ser uma abordagem viável para prevenir o estresse pós-traumático", disse Emily Holmes, psicóloga que liderou o estudo.

O PTSD pode se originar em pessoas que viveram períodos de guerra e experimentaram ferimentos ou viram pessoas serem feridas ou mortas. Sintomas variam de irritabilidade e acesso de raiva a dificuldades de dormir, problemas de concentração, vigilância extrema e resposta exagerada a sustos. As pessoas podem também chegar a reviver persistentemente os eventos traumáticos.

Filme
A equipe de Oxford mostrou um filme a 40 voluntários saudáveis com imagens traumáticas de ferimentos produzidos por diversas fontes, incluindo as de propagandas sobre o risco de dirigir embriagado. Após esperar 30 minutos, metade das pessoas jogaram Tetris por 10 minutos enquanto outros não fizeram nada. Aqueles que jogaram o jogo tiveram bem menos lembranças do filme durante a semana seguinte.

Os pesquisadores acreditam que reconhecer as formas e movimentos dos blocos coloridos do jogo eletrônico compete com as visões de trauma retidas na parte sensorial do cérebro. Esse processo pode interferir, de certa forma, na maneira como memórias sensoriais são formadas no período seguinte a traumas, e reduz o número de flashbacks vividos posteriormente, informou a equipe esta semana no estudo publicado na revista científica "PLoS ONE".

"Demonstramos que, em voluntários saudáveis, jogar Tetris pode reduzir memórias de tipo flashback sem eliminar a capacidade de reconhecimento do evento", afirmou Catherine Deeprose, que trabalhou na pesquisa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet