Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

INSS passa a ser mais ágil para aposentadorias

A partir de hoje, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão aptas a conceder, em trinta minutos, aposentadorias por idade aos trabalhadores urbanos, com reconhecimento automático de direitos. Quem garante é o próprio INSS, com base na nova lei que autorizou o instituto a ampliar a base de dados certificados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), eliminando a obrigação legal de exigir comprovantes dos trabalhadores. O novo atendimento estava dependendo apenas de instrução normativa do INSS, sobre o CNIS, que foi publicada hoje no Diário Oficial da União.


De acordo com instrução normativa caso as informações do filiado à Previdência não coincidam com os dados do CNIS, o segurado será obrigado a apresentar documentação. A instrução define ainda que independente do requerimento de benefício, o segurado poderá solicitar, a qualquer momento, a inclusão, exclusão ou retificação de informações constantes no CNIS. Os interessados poderão acessar os seus dados cadastrais pela internet, mediante o número de inscrição do trabalhador e senha, ou nas agências da Previdência Social.


De acordo com a assessoria do INSS, 2.016 segurados em todo o País já estão agendados para hoje, para solicitar aposentadoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet