Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de abril de 2020

Notícias / Esportes

Santos x Lusa: duelo pela vaga na semifinal

Em clima de decisão, Santos e Portuguesa se encaram às 15h45 (de Brasília) desta quinta-feira na Vila Belmiro pela penúltima rodada do Paulistão. O duelo poderá marcar qual clube ficará com uma das vagas disponíveis para as semifinais do Estadual. A Lusa, com 34 pontos, garante matematicamente sua classificação com uma vitória na Baixada. Já o Santos não pode nem pensar em empate

Gazeta Esportiva

02 Abr 2009 - 09:23

Em clima de decisão, Santos e Portuguesa se encaram às 15h45 (de Brasília) desta quinta-feira na Vila Belmiro pela penúltima rodada do Campeonato Paulista. O duelo poderá marcar qual clube ficará com uma das vagas disponíveis para as semifinais do Estadual.

A Lusa, com 34 pontos, garante matematicamente sua classificação com uma vitória na Baixada. Já o Santos, que tem 31 pontos, não pode nem pensar em empate: se houver uma igualdade e, além disso, o Santo André vencer o Barueri, o Peixe já estaria eliminado da competição.

Assim, o Alvinegro Praiano quer de todas as formas bater a Portuguesa. Até uma promoção especial de ingressos foi feita pela diretoria, com mulheres e crianças não pagando até às 15 horas do dia do jogo e homens, com a camisa santista, pagando meia-entrada no setor de arquibancada.

Esperançoso para ver um apoio maciço nas arquibancadas, os jogadores do Santos esperam retribuir dentro de campo a confiança, com uma vitória. "Temos a obrigação de vencer, pois estaremos em casa e, se perdemos, estamos fora do torneio. Por isso, temos que procurar impor o nosso ritmo", lembrou o volante Rodrigo Souto.

"Não acredito que a Portuguesa venha muito atrás, pois eles também precisam ganhar. Além disso, o adversário sabe que, se deixar o Santos ficar 'martelando', vamos vencer. No entanto, é preciso ter cuidado, principalmente na bola aérea", alertou o meio-campista.

Já o companheiro de Souto na marcação do meio-campo, Roberto Brum, aposta na mescla entre experiência e juventude para que o Peixe saia vencedor deste confronto. "Acho que nesse momento vale a experiência de um Fabiano Eller, Fábio Costa, Kléber Pereira, que passam isso para os mais jovens como o Neymar, Madson e Paulo Henrique Lima", citou.

"Temos jogadores experientes, que ao lado desta juventude enérgica fazem o tempero da equipe. Esses meninos têm dado o gosto que faltava ao nosso grupo. E eu aposto nisso, no trabalho. Temos crescido a cada jogo", analisou.

Da mesma forma pensa o técnico Vágner Mancini, que deverá mandar a campo nesta quinta o mesmo time que derrotou o Santo André na semana passada e que empatou com o Barueri no último sábado. As dúvidas ficam por conta de Pará, que pode surgir no lugar de Luizinho na lateral direita. No meio, Germano concorre pela vaga com Brum.

Sobre a partida, decisiva para as pretensões do Santos no Paulistão, Mancini espera um confronto equilibrado, com os dois times buscando o gol. "O jogo deve ser visto desta forma, pelo que as duas equipes fizeram. O Santos, que melhorou muito nas últimas rodadas, contra uma Portuguesa que visivelmente tem evoluindo e não perde há muito tempo", comentou o treinador, que tentou prever o estilo de jogo da Lusa.

"Eles sabem a hora de atacar e de se defender. Por isso, não tenho dúvidas de que vai ser um belo espetáculo", analisou o comandante alvinegro. "Quem sair na frente vai força o outro a se expor. Será um jogo aberto", completou.

Pelo lado da Lusa, o técnico Paulo Bonamigo deve manter a mesma equipe que vem atuando nos últimos jogos. A única alteração fica por conta da entrada de Preto no lugar de Guigov, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além disso, Guigov desfalca o seu time por 10 dias, devido a uma lesão na patela do joelho esquerdo, sofrida no último domingo, na vitória sobre o Marília.

Ciente de que uma vitória na Vila Belmiro classifica a sua equipe para as semifinais do Paulistão, o treinador rubro-verde descarta a ideia de que a Portuguesa entre em campo pensando apenas no empate, levando a decisão da vaga para a última rodada, contra o Santo André, em casa.

"Nós trabalhamos a cabeça do grupo, que está mobilizado e focado no que representa essa vaga a todos que trabalham aqui: faz 11 anos que a Portuguesa não chega à fase final e agora temos essa possibilidade. Vai depender do duelo contra o Santos, mas nosso time tem maturidade, sabedoria e capacidade de fazer um grande jogo", disse Bonamigo.

O meia-atacante Fellype Gabriel concorda com o pensamento do seu comandante. "Penso em tentar definir a vaga, até porque o time vem jogando bem e, com humildade, sabemos que vai ser uma partida complicada e difícil. Mas temos que ir lá e pensar em vencer. Não adianta querer o empate", ponderou o lusitano, antes de admitir que o empate pode ser um bom resultado, dependendo das circunstâncias do confronto.

"Se não ganharmos, temos que, pelo menos, não perder. Aí sim, jogaremos com o regulamento", concluiu Fellype Gabriel.

FICHA TÉCNICA

SANTOS X PORTUGUESA

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 2 de abril de 2009, quinta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: José Henrique de Carvalho
Assistentes: Ednilson Corona e Anderson José de Moraes Coelho

SANTOS: Fábio Costa; Luizinho (Pará), Fabão, Fabiano Eller e Triguinho; Roberto Brum (Germano), Rodrigo Souto, Paulo Henrique Lima e Madson; Neymar e Kléber Pereira.
Técnico: Vágner Mancini

PORTUGUESA: Fabio; Bruno Rodrigo, Erick e Ediglê; Cesar Prates, Marco Antonio, Preto, Fellype Gabriel e Athirson; Edno e Christian.
Técnico: Paulo Bonamigo
Sitevip Internet