Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política BR

Paulo Lacerda pede à CPI dos Grampos cancelamento de depoimento

Em carta encaminhada à CPI das Escutas Clandestinas da Câmara, o ex-diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Paulo Lacerda pediu que o seu depoimento à comissão, marcado para a próxima quarta-feira, seja cancelado.


Lacerda pede na carta que, se a CPI não concordar com o cancelamento, realize o seu depoimento por meio de "carta rogatória" --documento encaminhado pela CPI ao ex-diretor, sem a necessidade de sua presença na comissão.

O ex-diretor argumenta que, como vive em Lisboa ocupando a função de adido policial na Embaixada do Brasil, enfrenta dificuldades para retornar ao país. Lacerda também afirma que não vê necessidade de um novo depoimento porque já prestou todos os esclarecimentos necessários à comissão em três depoimentos --um deles encaminhado por escrito aos parlamentares.

"Já prestei dois depoimentos a esta CPI, além de ter encaminhado documento de 90 páginas ao relator Nelson Pellegrino [PT-BA]", diz Lacerda na carta.

A comissão vai decidir nesta quarta-feira se aceita o pedido de Lacerda. O presidente da comissão, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), ficou irritado com as justificativas apresentadas por Lacerda para cancelar o seu depoimento.

Itagiba disse que, se o diretor não comparecer à comissão, vai manter a sua disposição de pedir o indiciamento dele no final dos trabalhos da CPI. "Se ele não vier aqui, vou manter meu voto em separado para que seja indiciado pelo crime de falso testemunho. Essa seria a única oportunidade que teria seria vir aqui para se explicar", afirmou.

O peemedebista disse que, se tiver o apoio da comissão, vai pedir que as autoridades tomem as "providências cabíveis" para garantir que Lacerda compareça à comissão na condição de intimado.

"Ele confunde sua função de adido policial com agente diplomático brasileiro acreditado no exterior, por isso se coloca na posição de ser ouvido por carta rogatória. Parece que está se esquivando de comparecer a esta CPI, que está fugindo de comparecer a essa comissão, que foi muito atenciosa com ele quando pediu para que ouvíssemos a sua segunda versão sobre os fatos", afirmou o deputado.

Itagiba quer ouvir Lacerda e o delegado Protógenes Queiroz, responsável pelo comando da primeira fase da Operação Satiagraha, em datas próximas. O depoimento do delegado está marcado para amanhã à comissão, enquanto Lacerda seria ouvido dia 15.

Leia mais

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet