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Terça-feira, 16 de abril de 2024

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Rodas desalinhadas podem causar desgaste interno dos pneus

Pneus, amortecedores e suspensão são assuntos colocados constantemente em pauta pelos leitores do G1. Rodas desalinhadas, por exemplo, podem causar o desgaste irregular dos pneus.

Pneus, amortecedores e suspensão são assuntos colocados constantemente em pauta pelos leitores do G1. Rodas desalinhadas, por exemplo, podem causar o desgaste irregular dos pneus. Para saber qual o procedimento correto nessa e em outras situações expostas por internautas, confira as respostas abaixo:


Os pneus dianteiros do meu Gol estão com um desgaste interno muito grande. O que devo fazer?
Ronivaldo Pache

Esse tipo de desgaste ocorre quando as rodas estão desalinhadas. O primeiro passo é trocar os pneus dianteiros, pois desgastados eles impedem que se faça um bom alinhamento e balanceamento. Depois, na instalação dos pneus novos, faça alinhamento e balanceamento. Mas lembre-se que é preciso manter a calibragem sempre controlada. Faça isso pelo menos a cada 10 dias, sempre com pneus frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros. A pressão deve ser sempre a recomendada pelo fabricante do veículo. Com esses cuidados muito provavelmente você vai resolver seu problema, o que não dá é para tentar melhorar uma condição falha, quando os pneus já estão com o desgaste irregular.

Quando trocamos os pneus devemos fazer o mesmo com as balanças?
Alonso

As balanças só devem ser trocadas quando necessário, normalmente quando sofrem fortes pancadas. Essas peças são reforçadas para aguentar o uso em diversas condições, mas um impacto forte em um buraco de estrada, por exemplo, tende a danificar as balanças.

Que cuidados devemos tomar com a suspensão do veículo? O peso dos ocupantes pode desgastá-la? E em relação às molas?
Reanto Knaip Lopes

O que mais interfere na suspensão é a forma de condução. Quem dirige de forma agressiva tende a forçar mais a suspensão, os locais por onde se trafega também deve ser considerado, se é muito esburacado ou não e a exigência que se faz do automóvel, se carrega muito peso ou não. Para manter a suspensão do seu carro em ordem, sempre que perceber algum barulho diferente ou então quando percorrer trechos muito esburacados, vale a pena levar a um mecânico para fazer uma inspeção.

Quanto ao peso é importante nunca ultrapassar os limites pré-estabelecidos pelo fabricante do automóvel. Por exemplo, se a capacidade de carga de um carro é de 400 quilos, não adianta colocar mais do que o carro vai aguentar. Além disso, essa atitude aumenta o consumo de combustível. Sobre as molas, sempre que fizer a substituição dos amortecedores elas devem ser trocadas, mesmo os mecânicos dizendo não ser necessário. Esse mito existe pelo fato de as molas durarem um pouco mais que os amortecedores, mas se forem mantidas, elas tendem a perder ação com os amortecedores novos e então passam a exigir do equipamento novo que em pouco tempo perde sua eficácia. É uma economia que não vale a pena.

Sou o segundo dono de um Palio 2003 com 75 mil km rodados. Para minha surpresa, os amortecedores originais nunca foram trocados e não apresentam vazamentos. Devo trocá-los?

Eduardo
Os amortecedores de um veículo com 75 mil quilômetros podem até estar visualmente em ordem e mesmo que você só tenha utilizado o carro em ruas com pavimento regular, ou seja, sempre andou por tapetes, o fabricante define uma vida útil para esse equipamento. O prazo gira em torno de 40 mil quilômetros conforme o fabricante, mas se o automóvel não enfrenta ruas esburacadas ou trechos de terra, sua vida útil pode chegar aos 50 mil quilômetros. Utilizá-lo além disso é conviver com o risco de um momento para outro o amortecedor perder sua eficácia.

Tenho um Palio flex com 52 mil km rodados e a suspensão dianteira esquerda têm apresentado um ruído como se estivesse socando a lataria. Pode ser algum problema com o amortecedor?

Adriano Barreto
É possível ser tanto amortecedor quanto o batente, como também algumas buchas. O ideal é levar ao mecânico para uma inspeção mais detalhada. Pela quilometragem do automóvel, o amortecedor e também algumas peças de borracha que compõem a suspensão, podem estar desgastadas e com folgas, principalmente se o carro trafegou por trechos irregulares. Essas folgas podem ocasionar esse ruído desagradável.

 A luz do painel do meu carro está sempre ligada. Tem algum problema?

Karlos
As luzes indicadoras do painel, tecnicamente chamadas de luz espia, servem para indicar o correto funcionamento de cada mecanismo do automóvel. Existe uma para pressão do óleo, uma para indicar se a bateria está em ordem, outra para o sistema de freio, do airbag, entre outros conforme o modelo do carro. Ao girar a chave da ignição, todas acendem, mas ao dar a partida devem se apagar. Se alguma delas permanecer acesa indica problema no dispositivo que ela representa. Nessa situação é preciso ir imediatamente a uma oficina especializada para identificar o problema em seu veículo. O quanto antes for feito o reparo menor será o comprometimento de outras peças ou dispositivos.

A cada quantos quilômetros devo fazer alinhamento e balanceamento do carro?
Todo motorista deve fazer o balanceamento e alinhamento do seu carro a cada cinco mil quilômetros e o rodízio de pneus deve ser feito a cada 10 mil quilômetros, independente de rodar apenas na cidade. Na verdade se rodasse apenas na estrada a tendência seria do alinhamento e balanceamento durarem mais, pois nas cidades sempre tem uma irregularidade aqui outra acolá, o que de certa forma interfere no resultado final. O importante é ficar sempre atento a ruídos estranhos e também não se esquecer da calibragem.

Gostaria de saber por que meu carro está batendo seco? Já troquei as borrachas do batente e os amortecedores, mas o problema não foi resolvido.

Leandro Borges
O primeiro passo é conferir se os amortecedores são realmente os adequados ao seu veículo. Uma pequena diferença de medida ou capacidade, por exemplo, ocasiona falhas sem fim. Alguns carros possuem versões similares que usam peças diferentes e um vendedor de peças ou mecânico desatento comete esse engano. Um amortecedor utilizado em uma Chrysler Caravan não é o mesmo a ser empregado em uma Chrysler Gran Caravan. Parece óbvio, mas tem gente que coloca peça errada e aí não tem como fazer o negócio dar certo. Depois, é preciso saber se os amortecedores estão em pleno funcionamento. Algumas vezes a peça pode apresentar defeito, não é comum, mas também não é raro. Pode ser as molas também, que até podem danificar o amortecedor novo. Quando perdem ação passam todo trabalho para o amortecedor, que com o tempo começa a desgastar os encaixes, peças de borracha, que dão início a uma barulheira infernal.
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