Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política BR

sarneilândia

Com resistência de saída de Jackson, Roseana ocupará palácio provisório

Com a resistência do governador cassado do Maranhão, Jackson Lago (PDT), de permanecer no Palácio dos Leões --sede do governo do Estado--, a governadora Roseana Sarney (PMDB) deverá ocupar o Palácio Henrique de La Rocque, que abriga algumas pastas municipais, segundo informou a assessoria de imprensa da governadora na manhã deste sábado.

Com a resistência do governador cassado do Maranhão, Jackson Lago (PDT), de permanecer no Palácio dos Leões --sede do governo do Estado--, a governadora Roseana Sarney (PMDB) deverá ocupar o Palácio Henrique de La Rocque, que abriga algumas pastas municipais, segundo informou a assessoria de imprensa da governadora na manhã deste sábado.


A assessoria de Lago informou que ele deverá ser pronunciar ainda hoje e que haverá um ato organizado por entidades sociais favoráveis a ele. A assessoria de Roseana informou que o Leões deve ser desocupado neste sábado, o que não é confirmado pela assessoria de Lago. O governador cassado informou que só sairá "arrastado" do local.

Em uma cerimônia simples, a peemedebista assumiu nesta sexta o governo no lugar de Lago. O novo secretário de Comunicação do Maranhão, Sérgio Macedo, afirmou à Folha Online que ela não fará nada para que o governador cassado deixe o Palácio. "Ele deve tomar consciência e deixar o local", disse Macedo.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou quinta-feira (16) o mandato de Lago e de seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS), por abuso de poder político nas eleições de 2006.

O governador cassado disse que decisão do TSE contraria a vontade do povo. "Entendemos que não podemos ser cúmplices do desrespeito da vontade da maioria da população. Nos resta resistir no Palácio para que a população reflita sobre o que estão fazendo com o Estado. [...] Estou defendendo a Constituição, que jurei respeitar e defender", disse por telefone à Folha Online.

Roseana foi diplomada pela manhã e assumiu o governo em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa. Ela, no entanto, aguarda a saída de Lago do Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, para ocupar o local.

Antes de ser diplomada, a peemedebista renunciou ao cargo de senadora. Sua carta de renúncia foi lida pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Seu lugar no Senado será ocupado pelo suplente Mauro Fecury, que já assumiu uma vez o posto.

Auditoria

O novo secretário de Comunicação afirmou que Roseana estuda pedir uma auditoria nas contas do governador cassado.

Segundo ele, é "prudente" que ela faça isso porque está recebendo o governo no meio do caminho. "Depois que foi cassado, ele liberou o superávit de 2008 em forma de convênios com prefeitos aliados, no valor de R$ 680 milhões."

A nova governadora do Maranhão anunciará na segunda-feira (20) as medidas emergenciais que tomará no início de governo.

Secretariado

Roseana já começou a definir os nomes que comporão seu secretariado. Foram empossados nesta sexta o deputado estadual Raimundo Cutrim, do DEM, para a Secretaria de Segurança Pública, e Sérgio Macedo para a pasta de Comunicação.

Na segunda-feira, serão empossados os deputados estaduais César Pires (DEM) para a Secretaria de Educação; Max Barros (DEM) para a Infraestrutura; e Ricardo Murad (PMDB) para a Secretaria de Saúde.

O ex-prefeito de Pinheiro Filuca Mendes assumirá a Secretaria de Cidades e o empresário João Abreu, a Casa Civil. Para a Agricultura, Roseana escolheu o empresário Cláudio Azevedo. Já Maurício Macedo ocupará a pasta de Indústria e Comércio.

O ex-prefeito de São Luís Tadeu Palácio (PDT) deve assumir a Secretaria de Turismo, mas o nome ainda não foi confirmado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet