Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Lula sanciona lei que cria semana de mobilização pela doação de medula óssea

Lula sanciona lei que cria semana de mobilização pela doação de medula óssea
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doadores de Medula Óssea. Durante a semana, que será celebrada todos os anos entre os dias 14 e 21 de dezembro, órgãos públicos e privados devem realizar campanhas para esclarecer e incentivar a doação de medula.


A lei estabelece que a população deve ser orientada sobre a importância da doação da medula óssea e os procedimentos para fazer parte do cadastro de doadores. Estimula também a ação unificada da União, dos Estados e municípios no sentido de estruturar laboratórios e ampliar os locais para a realização de exames que identifiquem características dos doadores.

Com esse banco de dados será possível convocar um doador compatível no momento em que um paciente doente aparecer.

O texto sancionado pelo presidente define ainda que durante a semana seja divulgada a frase: "Neste Natal, dê um presente a quem precisa de você para viver: cadastre-se como doador de medula".

A lei foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira e surgiu de uma proposta do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), que em fevereiro de 2009 perdeu um filho vítima de leucemia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet