Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Tarso registra pré-candidatura ao governo do RS domingo

O ministro da Justiça, Tarso Genro, irá inscrever no domingo sua pré-candidatura no PT ao governo gaúcho. O partido definiu prazo até 30 de abril para registro dos filiados que pretendem concorrer nas próximas eleições. Além de Tarso, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, também irá buscar a indicação do PT para concorrer ao Palácio Piratini, sede do Executivo estadual. A inscrição de Vanazzi está agendada para o dia 30, informa o secretário de organização da legenda, Adriano Oliveira.


Em vez de prévias para escolher o candidato, o PT decidiu realizar uma sequência de 27 encontros regionais até o final de maio e eventos municipais em julho. Os encontros municipais indicarão delegados que irão deliberar sobre alianças, conjuntura política e outros temas em reunião estadual nos dias 18 e 19 de julho, quando os nomes para as chapas proporcional e majoritária devem ser definidos. Com esse modelo, o PT espera preservar o melhor das prévias, com debate e mobilização, e evitar o desgaste de uma disputa interna, admite Oliveira. A fórmula também antecipa a decisão, já que as prévias só poderiam ser feitas em 2010 pelo estatuto do partido.

O prefeito de São Leopoldo elogia o processo. "Foi a melhor coisa que o PT fez nos últimos dez anos", afirma. Em sua opinião, o modelo recupera a participação política da base partidária. "A prévia entra no debate pessoal, individual", diz Vanazzi, que integra a corrente interna Articulação de Esquerda. Tarso, que já disputou três prévias, tem dito que o PT está mudando a forma de resolver as questões internas, que agora pendem mais para o "diálogo" e "persuasão" e menos para a "votação e força hegemônica". O ministro tem apoio das correntes Mensagem ao Partido, Esquerda Democrática, A Rede, Democracia Socialista e PT Amplo e Democrático.



Ao mesmo tempo, a direção estadual conversa com possíveis partidos aliados. Vanazzi defende que seja formado um bloco com tradicionais parceiros para depois agregar outras legendas. Na política de alianças, Tarso tem reiterado que o PT precisa abrir o leque de siglas, em busca de um governo de maioria e "concertação".

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet