Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política BR

'Se alguém enganou universidade, vai cair do cavalo', diz Lula sobre Prouni

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta sexta-feira (24) a auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União que identificou proprietários de carro de luxo entre a lista de beneficiados por bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e disse que haverá punição para quem tiver cometido irregularidades.



“Se alguém enganou a universidade, ou pensa que está enganando o governo, vai cair do cavalo porque a gente agora vai investigar e se tiver alguém que não tem direito de receber a bolsa, essa pessoa vai ter que perder a bolsa”.


Lula fez ressalvas, no entanto, pedindo que não sejam feitas acusações antes da investigação. “Pode ser que esses jovens melhoraram de possibilidade, puderam comprar um carro ano passado ou este ano. É preciso que a gente não faça acusação sem antes detectar o que aconteceu na vida das pessoas”, afirmou.


O presidente disse que agradece à imprensa por ter divulgado o fato e ao TCU por ter feito a investigação e minimizou as irregularidades. “São quase 400 mil [beneficiados pelo programa], se 1 mil errarem, está dentro da margem admissível em qualquer igreja do mundo.”



Auditoria

Na primeira auditoria feita no programa, o tribunal descobriu irregularidades que apontam, por exemplo, que 39 estudantes da Bahia, São Paulo e Distrito Federal têm bolsa e também carro de luxo, que valem mais de R$ 90 mil. No total, existem indícios de ilegalidades praticadas por quase 31 mil estudantes.

Segundo TCU, há 1.700 bolsistas donos de carros novos e 3.561 já têm curso superior, o que é proibido pelas regras do ProUni. Além disso, 23.100 têm renda familiar acima do que é permitido pelo programa.

A partir de agora, o Ministério da Educação vai ter que enviar fiscais pessoalmente às instituições de ensino para verificar se os recursos do programa estão sendo bem aplicados.

Segundo o ministério, se forem comprovadas as fraudes apontadas pelo TCU, o estudante será desligado do programa. Além disso, afirma que notificou nove universidades.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet