Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Improbidade Administrativa

Justiça ouve magistrados em processo contra delegado Pieroni

Foto: Reprodução/TJMT

O desembargador Pedro Sakamoto tem audiência marcada para terça-feira (12)

O desembargador Pedro Sakamoto tem audiência marcada para terça-feira (12)

Quatro magistrados serão ouvidos pela Justiça Federal a partir da próxima semana no processo por improbidade administrativa a que responde o delegado Márcio Pieroni, acusado de ter instaurado um falso inquérito para apurar a morte do juiz Leopoldino Marques do Amaral, em 1999.


O primeiro magistrado a depor é o desembargador Pedro Sakamoto, que deverá ser ouvido como testemunha arrolada pela defesa de Pieroni na próxima terça-feira (12). Citado diversas vezes nos autos do processo, Sakamoto foi arrolado junto aos outros três magistrados a fim de atestar que a suposta investigação falsa levada a cabo por Pieroni sobre o caso Leopoldino foi cumprida como determinação judicial, afirmou o advogado Carlos Frederick.

“É para comprovar o que nem precisaria de comprovação testemunhal, uma vez que há documentos sobre isso”, resumiu o advogado.

Além de Sakamoto, também devem ser interrogados no processo o desembargador e secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) Paulo Lessa, o juiz José de Arimatéia, titular da Vara Especializada Contra o Crime Organizado, e o juiz Mário Kono, do Juizado Especial Criminal Unificado da Comarca de Cuiabá.

Por deterem prerrogativas para marcar horário e local, é possível que os quatro não sejam todos ouvidos ainda na semana que vem.

Processo

Pieroni teria agido em benefício do empresário Josino Guimarães, que tentava evitar a realização de júri popular no processo em que era acusado como mandante da execução do juiz Leopoldino.

Nesse sentido, ele teria instaurado inquérito falso a partir de supostas evidências segundo as quais o magistrado se encontrava vivo e residindo em outro país. Esta informação havia sido colhida por Sakamoto em interrogatório da ex-escrevente Beatriz Árias, já condenada por participação no crime contra Leopoldino.

Segundo a citação no processo, Lessa teria tentado convencê-la a depor em juízo informando sobre o paradeiro do magistrado. Já Kono e Arimatéia, na atuação como juízes, foram citados em decisão do juiz federal Paulo Sodré porque teriam produzido provas nulas entre 2010 e 2011 sobre o caso Leopoldino, por ocasião do novo inquérito a respeito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet