Dez municípios de Mato Grosso foram contemplados com retroescavadeiras adquiridas com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O maquinário será destinado à construção e recuperação de estradas vicinais e aberta de barragens para o enfrentamento da seca. As cidades beneficiadas possuem até 50 mil habitantes e fazem parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Os municípios de Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Comodoro, Cotriguaçu, Juína, Juruena, Nova Bandeirantes e Novo Monte Verde receberão uma unidade cada.
Com esta entrega realizada nesta terça-feira (12.6), o governo federal totaliza o repasse de 24 maquinas já entregues a Mato Grosso. A previsão é de que até o final do ano mais 34 retroescavadeiras sejam doadas aos municípios cadastrados no programa.
“Esta é mais uma grande conquista para o Estado, fruto de trabalho e empenho”, afirmou o deputado Wellington Fagundes (PR/MT), um dos responsáveis por articular a inclusão dos municípios no programa federal
A intenção do Programa é propiciar melhorias no transporte dos municípios que estão fora das regiões metropolitanas. O maquinário vai contribuir com o desenvolvimento da agricultura familiar facilitando o acesso à zona rural e o escoamento da produção.