Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ombudsman

Ombudsman

Que o leitor possa fazer distinção entre o que é ou não notícia regional

Que o leitor possa fazer distinção entre o que é ou não notícia regional
No último dia 24, a manchete “Filhote de tubarão é encontrado em barragem e intriga pesquisadores” disparou alguns comentários negativos em relação ao veículo, pois, pela localização em que a notícia foi publicada na capa do site, os leitores deduziram que seria uma notícia local, o que não comprovaram ao acessar o conteúdo.


O leitor Roberto comenta: “Por favor, pessoal da redação do Olhar Direto: Leio sempre e admiro este site, só que nas manchetes, vcs podiam bem colocar o nome da cidade onde ocorreu o fato. Por que: Quando vi barragem, achei que era a do Manso, na Chapada. Quando abri, pô, é lá no sul do país. Com isso vcs evitam que nós acessamos o que não é de muito interesse”.

A internauta Tatiana acrescenta, seguida de outros comentários: “Roberto, esqueça! Já fiz a mesma solicitação há meses e parece o que o site não tem este propósito”.

Este é um assunto em que as regras não são claras – ou inexistem. É fato que não há nenhum problema em reproduzir ou produzir, como neste caso, notícias que vão além do regional. É engrandecedor para qualquer veículo e para quem o lê. O que se deve ter cuidado é para que o leitor não se sinta ludibriado, como claramente sentiu-se na matéria em questão.

O Olhar Direto tem uma divisão prática na cabeça do leitor – não porque seja uma regra, mas porque ocorre quase sempre assim – que é colocar as manchetes regionais nos espaços superiores do site e as não regionais nos destaques da parte inferior.

Nada impede que essa organização seja refeita, mas é bastante interessante dar clareza ao leitor. Quando uma notícia não regional for colocada em um destaque que normalmente informa algo local, é justo que o título ou o chapéu da matéria dê essa orientação a quem navega.


O Ombudsman é o representante do cidadão junto a uma empresa, órgão ou instituição. Na imprensa, funciona como uma ponte entre os leitores e um veículo. Se você tem alguma dúvida, crítica ou sugestão sobre o Olhar Direto escreva para ombudsman@olhardireto.com.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet