Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Esportes

prática

Alex Paraná ensina tradicional Muay Thai para 'controle do corpo e mente'

Uma prática espiritual, voltada para o controle do corpo e mente. Não, não estamos falando de yoga, com suas desenvolturas elásticas e calmas, mas para surpresa de muitos, do Muay Thai, arte tailandesa que já virou febre em Cuiabá. Contudo, para quem se atreve a parar de olhar os atletas, colocar as luvas e encarar os treinos, fica claro que o esporte é mais do que mirar chutes e socos em sacos de pancada, e envolve um trabalho de espírito, de autoconhecimento somente associados aos mestres das artes marciais.


O interessante da modalidade é a capacidade que ela tem de mudar um pensamento. Chega-se na academia querendo perder peso, ou qualquer item referente a estética, mas já na primeira aula percebe-se que este é o último item a se preocupar. O professor Alex Paraná, proprietário da academia que leva seu nome, explica que a arte trata de fazer com que seus seguidores coloquem no primeiro plano o espírito, mente e corpo, e tudo isso deixa o praticante mais leve não somente para balança, mas como pessoa.

Tudo muito lindo para ser escrito, mas a prática é necessária. Entra-se na academia assustado com o barulho dos golpes e o iniciante já é posto para praticar. E enquanto ele aprende a fechar o punho de forma correta, ou a aprender que o importante é fazer um golpe certo mesmo que após 100 tentativas, Alex entoa suas falas quase que em forma de mantras, ensinando não somente sobre o muay thai, mas estimulando a mente. É incrível, porque o praticante passa a focar em chutar com a perna esticada e esquece-se de contar o tempo.

É porque com o treino, aprende-se a tratar o corpo como o pior inimigo. Pesado, mas explica Paraná. “Se fosse fácil tratar do corpo todos eram atletas, e no treino desse controle é que se começa a arte marcial”, explica a reportagem.

Sejamos francos. Musculação é muito bom, mas torna-se algo maçante por se focar na repetição de movimentos que vão fazer o aluno ficar ‘sarado’. No muay thai tradicional, o ensinado por Alex, isso é diferente, e nos treinos mescla-se o aeróbico com os golpes. Faz-se flexão, abdominal, e os alunos se auxiliam. Um polichinelo, dois polichinelos e enquanto isso se ouve Alex entoar. “Quando nos comunicamos pelo espírito, não há segredos, regras e nem tempo. Tudo se move...”. De tão reflexivo, o próprio aluno já começa a se tranqüilizar.

Por toda essa reflexão, aconselha-se; quem precisa de uma atividade física para relaxar a mente e se ver livre do estresse é o ideal. Já no primeiro dia de prática sente-se a diferença. A perda de peso é conseqüência. Mas dizem por aí que há quem consiga perder dez quilos em um único mês. A mente, a, essa fica tranqüila demais, é só observar o próprio mestre, que começou a lutar dezessete anos atrás, quando seu avô o incumbiu de ser um grande lutador.

Muay Thai em Cuiabá

Na capital o único local que ensina a arte de forma pura e tradicional, aprendida na Tailândia, é na academia Alex Paraná, que está a quatro anos na capital após ter saído de Curitiba, no Paraná. Explica o professor, que resolveu se instalar por essas terras por reconhecer aqui um povo muito semelhante ao tailandês, acolhedor e humilde, um grande atrativo para ele, que chegou a visitar o país de origem da luta para melhor se ‘qualificar’.

Hoje, mais de quatrocentas pessoas reconhecem na figura de Alex o ‘grande mestre’ na arte, apesar de ele próprio explicar que no muay thai não existe graduação e apenas duas categorias: os que praticam e os que não praticam. No espaço dirigido por ele, pode-se praticar até doze horas por dia, caso o aluno tenha disposição, o horário de aula não é limitado pelo professor.

Serviço:

A Muay Thai Alex Paraná fica na Avenida Lava Pés, 64, Duque de Caxias, Cuiabá. Cep:78020-000 Cuiabá. Para maiores informações ligue no 3054-1398.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet