Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Despejo

Pelo menos 13 grandes fazendas já foram percorridas por operação de desintrusão em Marãiwatsédé

15 Dez 2012 - 16:15

Da Reportagem local - Lucas Bólico e Renê Dióz - enviados especiais a Estrela do Araguaia

Foto: José Medeiros / Olhar Direto

Senhora desmonta casa em Suiá Missú: pronta para deixar as terras demarcadas pela Funai

Senhora desmonta casa em Suiá Missú: pronta para deixar as terras demarcadas pela Funai

Pelo menos 13 fazendas localizadas na demarcação indígena xavante Marãiwatsédé já foram percorridas por oficiais de justiça, policiais federais e agentes da Força Nacional de Segurança (FNS). A maioria, de acordo com a Funai, já está desocupada e com áreas prontas para ser em devolvidas aos índios.


Apesar do confronto que inaugurou a operação de desintrusão, na segunda-feira (14), a polícia tem conseguido desenrolar a ação sem maiores problemas. Os líderes da resistência no local circulam pela área tentando encontrar oficiais para impedir a desintrusão, mas nenhuma tentativa teve êxito até então.

As famílias de pequenos produtores e pessoas carentes terão, de acordo com o governo federal, terras garantidas para assentamento. A coordenação da operação afirma, por meio da Funai, que trinta lotes destinados a assentamento das famílias que atendem aos critérios e normativas do programa de reforma agrária estão disponíveis para ocupação imediata.

Um balanço mais criterioso da operação será divulgado na próxima segunda-feira (17), data em que a operação completa sua primeira semana. A desintrusão tem sido conduzida por uma força-tarefa, constituída por representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, Incra, Funai, Ibama, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e Exército.

Problemas com a Justiça trabalhista

Além de perder as terras, os fazendeiros também correm o risco de enfrentar problemas na Justiça do trabalho. Uma equipe do Ministério do Trabalho está na região fiscalizando e orientando os empregados das fazendas a respeito de seus direitos trabalhistas. As informações foram divulgadas pela Funai.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet