Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

antiga gleba Suiá-Missú

Quatro crianças indígenas morrem em Marãiwatsédé; suspeita é de água contaminada com agrotóxico

Universitários e indigenistas preparam um manifesto em defesa dos índios xavantes. A mortalidade infantil nas aldeias voltou com mais força e preocupa. Recentemente quatro crianças todas netas do cacique Damião morreram na aldeia e a suspeita é intoxicação por agrotóxicos. O protesto será realizado em breve.

Foto: Olhar Direto

Um reunião na UFMT define como será o manifesto

Um reunião na UFMT define como será o manifesto

A morte de mais quatro crianças xavantes na reserva Marãiwatsédé, a antiga gleba Suiá-Missú, em Alto Boa Vista, supostamente por causa da ingestão de água contaminada pelo uso de agrotóxicos na região despertou a preocupação de segmentos da sociedade do Araguaia. Em Barra do Garças, um manifesto será realizado para alertar o governo brasileiro sobre aumento da mortalidade infantil entre os índios. 


Juiz proíbe produtores de colherem safra de soja em terra indígena
Ferrugem pode atingir área de soja na região da Gleba Suiá-Missú

Uma reunião para tratar sobre o assunto foi realizada na tarde de quarta-feira (27) no campus da Universidade Federal de Mato Grosso, de Barra do Garças. O manifesto denominado ‘Somos todos Marãiwatsédé’ tem a participação de estudantes, professores, indigenistas e ambientalistas.

As últimas mortes ocorreram após a desintrução da reserva xavante que estava em poder dos agricultores. As crianças vitimadas, são todas netas do cacique Damião Paridzané, e apresentavam quadro agudo de desidratação, em função da diarreia e vômito. A última a falecer, no domingo, 24, uma menina de um ano, teve por quase um mês diarreia com sangue, vômito e febre.

Existe a suspeita que fazendeiros estão usando agrotóxicos próximo aos córregos e rios das aldeias e os índios estão sendo penalizados por causa disso. A intenção é que o protesto ganhe logo as ruas e seja ouvido pelas autoridades em Brasília.

A região do Vale do Araguaia tem quatro reservas xavantes com aproximadamente doze mil índios. Além do poluição, os índios reclamam da falta de médicos e remédios e a dificuldade para conseguir transporte para tirar os índios doentes das aldeias.

No início do mês, as índias xavantes fizeram um protesto no Dia Internacional da Mulher onde denunciam a falta de saúde preventiva para elas e morte de índias por falta de pré-natal durante a gravidez.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet