Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

#vemprarua

Mar de pessoas "seca", corre pela Assembleia e deságua no Hospital Central

Foto: Jardel P. Arruda - OD

Mar de pessoas
Se o II Ato Contra a Corrupção e Violência reuniu um mar de 50 mil pessoas para cobrar dos políticos uma extensa pauta de reivindicações e mostrar o descontentamento da população cuiabana com o rumo da administração pública, a terceira manifestação se reduziu a um rio de insatisfação com cerca de 3,5 mil manifestantes, segundo dados da Polícia Militar, o que representa menos de 10% do universo de pessoas que participaram do ato na semana passada.


Contudo, se haviam menos pessoas, o percurso para mostrar a indignação foi maior: a nascente da manifestação foi na Praça Alencastro, em frente a Prefeitura de Cuiabá, local que já tem se tornado símbolo de início ou final de protesto, e correu a Avenida Getúlio Vargas abaixo, passou pela Prainha, Avenida do CPA, desembocou na Assembleia Legislativa, correu até a carcaça do Hospital Central e desaguou na Praça das Bandeiras.

A ideia era usar as obras inacabadas do Hospital como símbolo do descaso do Governo Estadual – do atual há todos os passados, visto que a construção tem 28 anos e está abandonada -, item escolhido através de uma enquete online como prioridade na pauta da reivindicação do ato.



Mas ter a saúde como foco não foi barreira para cartazes e faixas cobrando muitas outras ações dos governantes. O transporte intermunicipal, a educação e até mesmo a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, que visa igualar o salário das Polícias Militares de todos os estados ao da PM do Distrito Federal, uma bandeira, portanto, dos PMs locais.

E se mesmo com uma adesão “às ruas” menor, o apoio vindo das calçadas, de quem estava em lojas, hotéis e prédios residenciais continuou alto. Sempre que o movimento passava pela frente de algum edifício onde as pessoas estavam nas sacadas, todos começavam a gritar “Se apoia pisca a luz!” e, em quase todas as ocasiões, recebiam de volta o sinal solicitado.

Passagem pela escuridão

Depois de marchar da Praça Alencastro até o Tribunal Regional do Trabalho, o movimento deixou a movimentada Avenida do CPA e seguiu para o interior do Centro Político Administrativo e fiz a primeira parada em frente a empresa AMaggi, cujo dono é o senador Blairo Maggi (PR), e lá relembraram o “escândalo dos maquinários”. Chuva de vaia.

Um pouco mais a frente, pararam na porta da Assembleia Legislativa. Dessa vez, o prédio do Legislativo Estadual estava todo escuro, sem nenhuma luz acesa, nem mesmo a iluminação da rua em frente. A escuridão foi motivo de protestos. “Cadê a luz que eu pago?”, questionavam incessantemente.

Por alguns instantes, eles também ficaram de costas a Assembleia e gritavam em coro “não me representa”, referindo-se a falta de identidade dos parlamentares com o povo mato-grossense. Dessa vez, o político alvo favorita foi o presidente afastado do Legislativo Estadual, deputado estadual José Riva (PSD).

Determinados a cumprir o itinerário escolhido em votação pela internet, os manifestantes continuaram a passagem por dentro do Centro Político, rumo à estrutura abandonada do Hospital Central. O caminho foi por ruas escuras, sem expectadores nas calçadas, apenas insetos e de uma cobra que se aventurou fora do matagal existente na região. Uma passagem pela escuridão.

Nesse cenário, o estado das obras do Hospital Central parecia assustador. Uma estrutura de metal e concreto tomada pelo mato. Em frente ao símbolo do abandono da saúde, todos se sentaram e ouviram alguns dos manifestantes mais eloquentes acusarem o descaso do governo com as pessoas do próprio estado.

O grupo então continuou. Rumou ao destino final, a Praça das Bandeiras. Mas antes cruzou a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em plena atividade. Pararam lá e voltaram seus gritos aos juristas, mas alguns representantes da Ordem foram logo ao encontro dos manifestantes para oferecer apoio jurídico se assim fosse necessário aos manifestantes.

De lá continuaram para encerrar a manifestação na Praça das Bandeiras, onde realizaram uma assembleia geral improvisada para decidir sobre os próximos atos que devem ocorrer na semana que vem. Os deputados estaduais podem começar a se preparar para receber uma visita como receberam os vereadores de Cuiabá nesta semana.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet