Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Operação pluma

Três oficiais da PM são presos por grilagem de terras em Mato Grosso

A Polícia Federal já prendeu 11 pessoas acusadas de envolvimento em grilagem de terras da União em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, durante a Operação Pluma. Conforme informações da assessoria da PF,  ao todo foram expedidos 18 mandados de prisão, sendo 15 deles para Cuiabá, Barra do Garças e municípios da região do Araguaia. Segundo fontes extra-oficiais, três das 11 pessoas presas seriam oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso. A PM não quis comentar a informação.


Investigações levaram a uma organização criminosa, com ramificações em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, que utilizava diversos meios para obter terras a baixos custos e revendê-las posteriormente. Na investigação foram identificados os crimes: grilagem de terras da União, especialmente de áreas destinadas a reforma agrária e reserva indígena, formação de quadrilha armada, falsificação de documentos públicos, corrupção ativa e passiva, peculato, prevaricação, extorsão, usurpação de bens da união, crimes ambientais, lesões corporais e lavagem de dinheiro.

A área de atuação eram os municípios do Vale do Araguaia, destacando-se a atuação em Vila Rica, Santa Cruz do Xingu, Confresa, Porto Alegre do Norte, Ribeirão Cascalheira, Alto da Boa Vista e São Félix do Araguaia, entretanto, também contribuíram para o fomento das atividades criminosas empresários, supostos policiais militares e pistoleiros do Estado de Goiás e financiadores do Distrito Federal, todos interessados nas vastas e producentes áreas de terra da região.

Leia também:


PF realiza operação contra grilagem de terras da União em MT

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet